Chega de misturar vida pessoal com vida coorporativa: o Facebook pensou em uma solução para que você não precise mais utilizar o seu perfil no ambiente de trabalho. A partir desta segunda-feira, 10, está no ar o Facebook at Work (ou Facebook para Empresas).
A equipe de Mark Zuckerberg trabalhou durante anos nesta ferramenta que pretende permitir que as empresas utilizem a rede social de maneira coorporativa, para trocar informações e criar grupos de bate papo entre colegas.
Assim como a rede social, o Facebook at Work tem uma versão desktop e versão mobile, para permitir que os colaboradores empresariais permaneçam conectados o tempo inteiro.
Convite para empresas
Desde o começo de 2015 o Facebook tem convidado grandes empresas para testar a nova ferramenta. Uma delas foi a Telenor, gigante norueguesa das telecomunicações, que testou o Facebook at Work com seus mais de 35 mil funcionários pelo mundo.
A rede social diz que mais de 60 mil empresas pelo mundo já testaram o serviço.
Como é o Facebook para Empresas
Assim como o Facebook que usamos no dia a dia, o Facebook at Work também tem como tela inicial o feed com atualizações de seus amigos que, na verdade, são apenas seus colegas de trabalho. Os posts são selecionados de acordo com um algoritmo que leva em conta suas atividades na empresa e assuntos que têm a ver com a sua função.
A ideia não é integrar o perfil pessoal ao perfil corporativo. Além disso, não será possível ver o que o chefe ou o presidente de onde você trabalha faz fora da empresa.
Da mesma forma que os gestores têm acesso à quantidade de e-mails que você utiliza, o Facebook at Work dará acesso à quantidade de mensagens trocadas pelos bate-papos e de atualizações de status.
“Com o Facebook at Work, você pode usar as ferramentas do Facebook para interagir com seus colegas de trabalho. Coisas que você compartilha usando sua conta corporativa apenas estarão visíveis para as pessoas de sua companhia”, descreve a rede social.
Apesar de ser uma rede bastante esperada, muitos gestores têm receio de aderir ao Facebook at Work por conta das políticas de privacidade da rede social. Embora o conteúdo seja voltado para a empresa, há, também, o receio de deixar os funcionários menos produtivos.
É preciso pagar pra usar?
Durante as versões de teste, o Facebook não fez nenhum tipo de cobrança das empresas que aderiram ao seu serviço. Segundo informações do Wall Street Journal, Zuckerberg não descarta cobrar uma taxa para quem contratar o Facebook at Work.
Funcionaria da seguinte forma: para cada funcionário que utilizasse a rede pelo menos uma vez, haveria um valor mínimo.
A efeito de comparação, o Slack, serviço de bate-papo para fins empresariais, tem uma versão gratuita com funções básicas, mas oferece versões que chegam a cobrar US$ 6,67 e US$ 12,50 para cada usuário mensal.
Os detalhes de cobrança e usabilidade do Facebook para Empresas devem ser anunciados ainda hoje, no evento de lançamento oficial que será realizado em Londres, Inglaterra.
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