Facebook vai integrar WhatsApp, Direct do Instagram e Messenger: o que já se sabe

O Facebook vai integrar todas as plataformas de mensagem de suas redes sociais: WhatsApp, Direct do Instagram e Messenger. A intenção da unificação é que os usuários possam se comunicar através de todos os aplicativos móveis. Entenda como vai acontecer essa mudança.

Integração do WhatsApp, Direct e Messenger: entenda

O fundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, já havia confirmado a integração dos serviços do Facebook no final de janeiro deste ano, não é à toda que, desde março, os líderes dos quatro principais aplicativos da empresa – Messenger, Instagram e WhatsApp – se reportam diretamente a ele.

Mas a mudança na tecnologia das plataformas é um trabalho árduo e complexo, por isso, ainda não aconteceram.

De acordo com agência de notícias Bloomberg, engenheiros estão trabalhando para reconstruir o recurso de bate-papo do Instagram usando a tecnologia do Facebook Messenger para possibilitar que os usuários do Instagram se comuniquem com aqueles que usam o Messenger, algo que não é possível hoje em dia.

iStock

Embora a tecnologia da troca de mensagens do Instagram mude bastante, a aparência do Direct não sofrerá grandes alterações.

De acordo com Zuckerberg, além de facilitar a comunicação, a unificação das plataformas também visa melhoras na segurança e privacidade dos usuários.

A ideia do CEO é criptografar todos os seus serviços de bate-papo (hoje, só as mensagens do WhatsApp são protegidas por essa tecnologia), o que quer dizer que todas as conversas, de qualquer aplicativo que faça parte do Facebook, serão indecifráveis e não ficarão armazenadas nos servidores da empresa.

Recentemente, o Facebook também anunciou que mudaria a marca externa do Instagram e do WhatsApp para “Instagram do Facebook” e “WhatsApp do Facebook”.

Tecnologias “escondidas” no WhatsApp