As corridas de Fórmula 1 são marcadas pela rapidez dos pilotos, que precisam fazer o possível para garantir um lugar no pódio.
Porém, em cerca de 60 voltas, é preciso executar algumas paradas para a manutenção dos carros, e elas não podem atrapalhar a corrida.
Os pit stops são milimetricamente calculados, para que o piloto gaste o menor tempo possível com os ajustes mecânicos feitos pela equipe.
Troca de pneus e limpeza das entradas de ar são os procedimentos mais comuns, e as paradas regulares não costumam durar mais que três segundos.
Segredos do Pit Stop
Para que tudo ocorra rapidamente e sem acidentes, a equipe precisa estar em total sintonia. São feitos dezenas de ensaios, inclusive com o piloto, para que todos consigam trabalhar em conjunto.
O carro chega ao pit stop a 100 km/h, e deve parar na marcação exata do Box da equipe. Dois mecânicos ficam responsáveis por levantar o veículo com macacos, para que as rodas sejam trocadas.
Rapidamente, a equipe afrouxa os parafusos, substitui os quatro pneus e volta a parafusar as peças, para que o piloto retorne à corrida.
Um dos fatores que aceleraram o processo do pit stop foi a proibição de reabastecer os carros, feita pela última vez em 2010, pois o índice de acidentes com o combustível era enorme.
Pit stop mais rápido
A parada mais rápida da Fórmula 1 atual é a da equipe Williams, que conquistou o recorde com Felipe Massa, durante uma corrida no Azerbaijão na temporada de 2016. Eles conseguiram trocar os pneus em 1s92, igualando a marca da equipe RBR de 2013.
Em entrevista à imprensa da Fórmula 1, o diretor esportivo da Williams, Steve Nielsen, revelou alguns segredos cruciais que aprimoram a performance dos pit stops.
Um deles é o condicionamento físico dos mecânicos. A Williams faz com que eles estejam sempre em forma, para que o trabalho com os carros seja rápido e eficiente. Além disso, a sola dos tênis da equipe precisa estar impecável, para evitar escorregões.
Todo cuidado é pouco, e todos precisam agir com precisão para atingir o menor tempo. Só a Fórmula 1 consegue fazer um pit stop tão rápido, embora outras categorias do automobilismo sigam os mesmos princípios de manutenção.
Evolução: Conheça 5 inovações que a F-1 trouxe para os carros de passeio