null: nullpx
tecnologia-Mulher

GPS, caronas e até "viagens no tempo": descubra 10 funções secretas do Google Maps!

Aplicativo oferece horários de transporte, GPS dinâmico e muitas outras funções.
Publicado 27 Jun 2022 – 03:00 PM EDT | Atualizado 27 Jun 2022 – 03:00 PM EDT
Reações
Compartilhar
Google Maps tem muitas funções alternativas. Crédito: Reprodução / Google Maps

O Google Maps é muito mais do que um aplicativo de mapas. Além de contribuir com a localização dos usuários, o app possui várias funções diferentes que podem ser úteis para quem viaja constantemente e procura por mais segurança ou conforto em sua rotina. Veja 10 funções do Google Maps que você provavelmente não conhecia.

Trajetos favoritos

Para facilitar o trânsito no dia a dia, o Google Maps oferece uma opção para fixar as suas viagens e locais favoritos no aplicativo. Basta selecionar um "pin" (marcador) no lugar que deseja ter acesso frequente. Muitas viagens ficam entre as sugestões do próprio aplicativo, baseado no volume de buscas pelo mesmo trajeto. A partir de então, a rota mais prática para o local aparecerá em destaque na tela inicial do Maps, indicando as opções mais rápidas para chegar ao local desejado e quanto tempo você terá de viagem.

Lugares favoritos


Também é possível salvar seus lugares favoritos e obter mais informações sobre eles dentro do Google Maps. Para fazer isso, é só clicar em cima do local que deseja guardar no próprio mapa e selecionar a opção "salvar". A seguir, o aplicativo oferece uma série de opções pré-feitas de listas para salvar todos os lugares em um mesmo arquivo, facilitando a organização. Também é possível criar suas próprias listas, uma opção ideal para roteiros de viagem ou para programar suas férias.

Busca por "caronas"

A opção de " caronas" é na verdade um atalho para aplicativos de transporte, como Uber, 99Pop, entre outros. Na opção, você pode conferir a média de preços no trajeto desejado nesses aplicativos. Para acessar as opções, basta ir até a aba de trajetos e selecionar o ícone com um boneco segurando uma bagagem (em destaque na foto acima). Nela, você poderá programar a corrida até seu destino comparando os diferentes preços e tempos de viagem entre os aplicativos disponíveis.

Horários do transporte público

O Google Maps calcula sua rota para determinado lugar oferecendo algumas opções de transporte público. Nessa aba, acionada ao selecionar o símbolo do ônibus, é possível acessar uma lista com as linhas e horários de transporte público, seja ônibus ou metrô, e agilizar sua mobilidade pela cidade.

Modo de navegação anônima

Se você quer evitar expor para onde tem ido, o Google Maps possui um modo de navegação anônima. Nele, suas rotas não são rastreadas pelo aplicativo e também não ficarão em público no histórico ou feed. Para ativá-lo, o usuário deve clicar na foto de perfil antes de iniciar seu trajeto e clicar em "ativar modo navegação anônima".

GPS pessoal

Não tem certeza se está caminhando na direção certa? Sem problemas: o Google Maps possui um recurso que funciona como "GPS pessoal". Basta prestar atenção no pontinho azul do mapa, que marca sua localização, e observar a direção em que o raio de luz (em tom azul mais escuro, na imagem acima) está apontando. Este é o sentido exato que você está seguindo no momento.

Vale ressaltar que para funcionamento correto dessa função, o dispositivo precisa estar com sua "bússola interna" devidamente regulada. Se ela estiver desequilibrada, você poderá receber um aviso do Maps de que sua localização "não é precisa". Para ajustá-la, é necessário calibrar o dispositivo — uma configuração do aparelho que o próprio Maps irá orientá-lo a fazer, seguindo suas instruções.

Compartilhar localização

Sabe aquele retorno para casa no meio da noite em que você costuma enviar a localização para familiares e amigos, a fim de que todos saibam que você está segura? O Google Maps possui uma função parecida, mas além de compartilhar sua localização em tempo real, o aplicativo também informa outros dados relevantes, tais como: seu modo de deslocamento (se está indo à pé, de carro ou de ônibus), quanto você possui de bateria no dispositivo que está utilizando, entre outras. Para acessá-la, o usuário deve clicar na própria foto de perfil, selecionar a opção "compartilhar local" e seguir conforme as instruções.

Feed de novidades do bairro

Similar ao feed de uma rede social, o feed do Google Maps conta com atualizações em tempo real de lugares próximos a você, ou atualizações de pessoas e empresas que você segue no aplicativo. Também é possível checar avaliações de restaurantes e bares, por exemplo, sendo uma ótima opção para otimizar seu roteiro de viagens. Para acessá-lo, é só clicar no último ícone no canto inferior direito, um sino com a palavra "novidades", e explorar a aba conforme desejar.

Viagens no tempo

Sabe o bonequinho amarelo que te posiciona pelas ruas com uma visão 3D? Então, além de te ajudar a passear pelo mundo, a ferramenta pode te tornar um viajante do tempo! Para conferir como era um mesmo lugar em outra época, você pode clicar no ícone com símbolo de relógio e seta que está no lado esquerdo da tela, durante a visualização de mapa em 3D. Ao selecionar essa opção, você poderá acessar todos os registros de imagem que o Google já fez do mesmo endereço que está pesquisando em determinado período de tempo.

Cozinhas solidárias

Em uma iniciativa conjunta com a ONG Ação da Cidadania, o Google Maps no Brasil passa a exibir a localização de cozinhas solidárias e pontos de doação de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A nova função corresponde a um esforço da empresa no combate à fome, uma situação agravada pela pandemia de covid-19. Para mais informações sobre como ajudar, busque por "cozinhas solidárias" no aplicativo.

Tecnologia

Reações
Compartilhar

Mais conteúdo de interesse