O uso regular de máscaras de proteção é um hábito comum no Japão há muitas décadas. Com a pandemia da COVID-19, o acessório se tornou indispensável em todo o mundo e os japoneses então tiveram a ideia de adicionar uma dose de tecnologia ao equipamento. Assim nasceu a C-Mask, uma máscara capaz de traduzir a fala para até 8 idiomas diferentes.
Máscara de proteção que traduz idiomas
Com função de bluetooth, a “ smart mask” ganha funcionalidade ao parear com qualquer smartphone. A invenção é da empresa japonesa Donut Robotics, que já fabricava robôs para aeroportos com funções de tradução.
Como funciona a máscara tradutora
A C-Mask funciona de uma forma muito simples: basta vestir a máscara, acionar o botão de bluetooth e se conectar ao smartphone. Além da tradução em 8 idiomas, o equipamento permite fazer ligações e transcrever falas para mensagens de texto.
A máscara tradutora ainda é capaz de amplificar a voz, acabando com som abafado nas conversas com o uso do acessório de proteção. A C-Mask deve chegar ao mercado japonês em setembro de 2020, com valor estimado de US$ 40 (cerca de R$ 230).