A chamada conexão VPN (Virtual Private Network) é um recurso utilizado para proteger os dados que são transmitidos durante uma navegação de internet.
Ele funciona como uma espécie de firewall (barreira que impede o acesso à conteúdo malicioso), que permite que o tráfego de informações durante uma conexão ocorra de modo seguro.
Leia também:
- 6 métodos malucos usados pela China para censurar a internet
- 7 dramas que só quem teve internet discada vai entender

É uma ferramenta que faz com que o dispositivo se conecte a um servidor por meio de um software, um aplicativo, que cria uma rede diferente para mascarar os dados do usuário.
Ela transmite as informações criptografadas, esconde o IP do aparelho, conecta em redes públicas de forma segura e permite que um usuário acesse conteúdos que são permitidos apenas fora de sua região ou da rede interna de uma empresa, mesmo fora dela.
Riscos

Mas essa rede virtual privada não é só flores. Os dados ficam abertos dentro dela, sob a administração de empresas que podem fazer mau uso deles, como vender os dados para terceiros, por exemplo.
Sem, contar que exige uma carga grande do dispositivo que está instalada e pode até prejudicar o desempenho do aparelho.
Leia também: