Uma panela inteligente modelo Crock-Pot, lançada nos Estados Unidos pela WeMo, possui um sistema integrado que permite controlar a forma de cozinhar pelo smartphone. Desde que foi lançada, mais de 500 mil usuários baixaram o aplicativo WeMo no Google Play.
Uma das principais características da panela Crock-Pot é permitir um método de cozimento lento, chamado ‘slow cooking’, deixando o ‘cozinheiro’ despreocupado com o tempo.
Já pensou que maravilha poder acender o fogo e dar play em um filme sem se preocupar?
Panela controlada pelo celular
A partir do aplicativo da WeMo, controlado pelo celular, o usuário pode escolher a intensidade da temperatura e desligá-la remotamente, sem precisar ficar indo e voltando do fogão a todo momento. Na verdade, o usuário nem precisa ficar em casa: ele pode sair, fazer uma caminhada e ir a lugares distantes sem problemas, segundo a WeMo.
O app da panela está disponível tanto para aparelhos Android, como iOS.
A panela inteligente, entretanto, não chegou a ser lançada no Brasil. Seu preço médio nos Estados Unidos é de US$ 130 (cerca de R$ 480).
Erro no aplicativo
Entretanto, um bug detectado na versão para Android do aplicativo que controla a panela expôs os dados de milhares de pessoas.
De acordo com uma investigação realizada pela Invincea Labs, especializada em inovação tecnológica, essa falha permite que mal intencionados dentro da mesma rede wi-fi baixem fotos e tenham pleno acesso aos arquivos do dono da panela.
Em agosto, a desenvolvedora do app, Belkin, fez uma correção no aplicativo após receber alertas de especialistas em segurança da informação. Já notificada, a WeMo fez uma atualização urgente garantindo que a falha não deve mais acontecer.
Internet das coisas
O caso da panela não é a primeiro a pôr em xeque a Internet das Coisas, que é a integração de todos esses dispositivos que usamos diariamente, como eletrodomésticos, com a rede de internet. No ano passado, uma falha em refrigeradores inteligentes da Samsung (modelo Samsung RF28HMELBSR) deixou centenas de contas de Gmail vulneráveis.
Scott Tenaglia, um dos técnicos responsáveis por detectar a falha no app da panela inteligente, disse que casos assim podem gerar uma desconfiança ainda maior por parte dos consumidores. “A insegurança do meu dispositivo conectado à internet (das coisas) afeta a segurança de outro aparelho que possuo”, disse Tenaglia ao Motherboard. “Ficamos muito preocupados com isso”.
Evolução e beleza dos eletrodomésticos
- 5 sugestões de eletrodomésticos de luxo para quem quer esbanjar
- Conheça eletrodomésticos modernos que podem ser parte da decoração
- Lavadora de roupas ideal: saiba como escolher