
Na última segunda-feira (4), o WhatsApp, Instagram e Facebook ficaram fora do ar por cerca de seis horas. A queda dos aplicativos aconteceu em nível mundial e vários países foram afetados.
Depois que o mensageiro e as redes sociais voltaram a funcionar, o Facebook emitiu um comunicado se desculpando pelo ocorrido e explicando o que causou a interrupção do funcionamento dos serviços.
Motivo da queda do WhatsApp, Instagram e Facebook
No Brasil, o “apagão” do WhatsApp, Instagram e Facebook aconteceu por volta das 12h30 e as funcionalidades dos aplicativos só retornaram à noite.

Após o retorno das atividades, o Facebook, que pertence ao empresário Marck Zuckerberg, que também é dono do WhatsApp e Instagram, publicou uma nota oficial se desculpando pela queda dos serviços:
“A todas as pessoas e empresas em todo o mundo que dependem de nós, lamentamos o transtorno causado pela interrupção de hoje em nossas plataformas. […] A causa subjacente dessa interrupção também afetou muitas das ferramentas e sistemas internos que usamos em nossas operações diárias, complicando nossas tentativas de diagnosticar e resolver o problema rapidamente”.
A equipe ainda explicou que a queda do mensageiro e das redes sociais aconteceu devido a uma “alteração de configuração incorreta”, refutando a teoria de que teria havido um “ataque hacker”.

A empresa ainda falou sobre supostos vazamentos de dados durante o tempo fora do ar: “Não temos evidências de que os dados do usuário tenham sido comprometidos como resultado desse tempo de inatividade”.

A última vez que o Facebook sofreu uma pane dessa magnitude foi em 2019 e afirma estar “trabalhando para entender mais sobre o que aconteceu para que possamos continuar a tornar nossa infraestrutura mais resiliente”.