
O orkut? Era uma rede social que virou febre no começo dos anos 2000, que tinha as comunidades, os scrapbook, os depoimentos e depois foi desativada em 2014, certo? Em partes.
Antes do orkut ser o orkut, existia Orkut Büyükkokten, ex- engenheiro de software da Google, que criou e deu nome à rede social, quando fazia mestrado na Universidade de Stanford, dos Estados Unidos.
Quem é Orkut Büyükkokten?

Büyükkokten nasceu na Turquia, em 1975, mas foi criado na Alemanha, onde conta que sempre se sentiu “um estranho no ninho”.
Começou a trabalhar com 25 anos e um ano depois, em 2001, criou a sua primeira rede social, a Club Nexus, focada para universitários.
Depois de formado, o engenheiro dedicava grande parte do seu tempo a um projeto pessoal, o Orkut, que nasceu em 2004 e chegou a ter mais de 300 milhões de usuários, sendo 40 milhões só no Brasil.
Criador do orkut

“Gay, nerd, baixinho, com sotaque estrangeiro”, é como o programador se define. Segundo ele, sua vida nunca foi fácil, mas o dom de fazer amigos foi o que o moveu a criar a rede. “Eu nunca tive problemas em fazer amigos, porque eu amo as pessoas”, explica. Foi assim que ele criou o lendário Orkut e foi também dessa forma que ele decidiu recriar a rede após o seu fim.
Exatamente, existe um novo Orkut, que se chama Hello e pretende conquistar os órfãos da lendária página. “Enxerguei um novo capítulo na história das redes sociais. Nós queremos criar um senso de pertencimento. A humanidade toda precisa amar e ser amada”.
Será que vai dar tão certo quanto a antiga? Dando ou não, a verdade é que esse homem marcou a vida de muitas pessoas, mesmo sem que elas soubessem.
Novo Orkut chega ao Brasil: você já pode usar! Veja mais detalhes da rede social