Seu notebook antigo está encostado? Veja 4 maneiras de torná-lo útil outra vez

Infelizmente notebooks não têm vida eterna. Mas é comum que as pessoas encostem seus dispositivos de uma vez quando eles não respondem mais tão bem quanto antes.

Além do mais, com o desenvolvimento da tecnologia em pleno vapor, não demora muito para que um modelo, antes considerado uma ‘máquina’, se torne obsoleto.

Se você tem um notebook encostado, eis a boa notícia: ele pode ser útil outra vez – seja como central multimídia, repositor de arquivo ou simplesmente uma forma de testar novos sistemas operacionais. Veja 4 dicas:

Sistema próprio de armazenamento

Se você não usa mais o notebook no dia a dia, pode aproveitar para fazer dele um sistema único de armazenamento de arquivos. Sabe aquelas músicas em mp3, filmes e demais arquivos que você acessa uma vez ou outra? Então, eles podem ser guardados no seu notebook velho – e, o melhor, ser acessados por outro dispositivo. É como se você fizesse do notebook seu próprio iCloud – só que com muito mais capacidade de armazenamento, sem precisar pagar nada.

Para isso, basta instalar o FreeNAS, que precisa de apenas 64MB de espaço do notebook antigo. Depois de instalado, você pode guardar os arquivos por lá e acessá-los remotamente quando quiser.

Central multimídia

Também é possível transformar o seu notebook em uma central multimídia, uma espécie de repositório só para assistir filmes, vídeos e séries – inclusive da Netflix, se quiser!

Ao instalar o Kodi, central multimídia gratuita que possui interface que transforma seu dispositivo numa grande TV, você também pode ter uma experiência imersiva de games. Dá até pra controlar tudo pelo controle do Xbox – desde que você adquira o Xbox 360 Wireless Game Receiver, que funciona como um receptor de jogos, totalmente sem fio.

Usar novos sistemas operacionais: Linux e Chromium

É comum profissionais de Tecnologia da Informação falarem bem do sistema operacional Linux. Afinal, ele tem código aberto e permite usar vários softwares pagos da Microsoft de graça, além de ser mais leve e mais seguro.

Também é possível instalar o Chromium, sistema operacional do Google que permite usar os softwares em nuvem, sem comprometer a memória do computador. Por conta disso, ele é bem vantajoso em notebooks que têm pouco espaço de armazenamento, sem comprometer o desempenho dele.

Doar para a ciência

Às vezes não tem jeito: seu notebook não liga mais, não funciona… Mas isso não quer dizer que você tem que jogá-lo fora. Existe um projeto que pode aproveitar seu hardware para aprimorar pesquisas com radiotelescópios.

O que isso quer dizer? Que você pode ajudar o projeto SETIhome (sigla em inglês para Procura por Inteligência Extraterrestre), que utiliza PCs e dispositivos de voluntários para aprimorar sua tecnologia. É só baixar o software Boinc e selecionar a opção SETIhome entre os projetos disponíveis.

Notebook: gambiarras úteis