Tecnologia faz surdos ouvirem pela língua

Em um mundo repleto de estímulos sonoros, a deficiência auditiva é um grande problema para seus portadores e a tecnologia é muito importante para melhorar a vida destas pessoas, como a invenção dos implantes cocleares, mas que infelizmente nem todos podem ter acesso.

Quando falta um dos sentidos, os outros se tornam mais fortes. Devido a isso, um grupo de cientistas trabalha em uma tecnologia que permitirá aos deficientes auditivos escutar por meio da língua. Sim, da língua.

Escutar através da língua?

Utilizar outros sentidos para compensar o que falta não é novidade. Os cegos podem imaginar as coisas que estão em sua frente graças ao tato ou lendo com seus dedos através do sistema braile. Agora os deficientes visuais podem ter uma possibilidade similar.

Pesquisadores da Colorado State University trabalham em um dispositivo muito especial, uma espécie de lâmina bem pequena que atinge o paladar e que é capaz de converter o som em vibrações que seriam interpretadas pelas pessoas com esta deficiência graças à criação de uma linguagem especial.

De certa maneira, esta tecnologia é como o braile, porém muito mais avançada, já que funciona mediante o uso de um microfone que capta os sons e através de uma conexão bluetooth transmite ao dispositivo que está na boca e se converte em vibrações.

A pessoa sentirá as diferentes vibrações que se associam aos sons e que se decodificará graças ao estudo de um alfabeto especial que será associado com vibrações específicas.

Tecnologia a serviço da ciência

A tecnologia criada pelos pesquisadores da Colorado State University teve êxito em várias pessoas com deficiência auditiva e que por algumas razões não podem ter um implante coclear.

Estes pesquisadores aproveitaram várias tecnologias já existentes como o bluetooth para criar este método que permitirá reconhecer os sons pela vibração.

Ao receber as vibrações, a língua aproveitará de sua grande quantidade de nervos e receptores para levar o sinal para o cérebro que transformará essas informações em um som, mediante a interpretação de cada vibração.

Este sistema requer que as pessoas passem por um treinamento para aprender o que significa cada vibração e isso pode fazer com que elas entendam desde frases inteiras até uma canção completa sem a necessidade destes sons serem modificados.

Um grande avanço para quem não tem a possibilidade de escutar e uma tecnologia que ajudará muitas pessoas.