Ao menor de instabilidade ou qualquer outro problema com o WhatsApp, é comum as pessoas recorrerem ao Telegram – aplicativo bastante similar ao celebrado concorrente. O que nem todo mundo sabe é que, por trás do Telegram, estão dois irmãos russos que ousaram desafiar o governo de Vladimir Putin.
#5 – Origem russa
O Telegram foi desenvolvido pelos irmãos russos Nikolai e Pavel Durov. Eles já eram famosos no país por terem criado a plataforma de rede social VK (VKontakte) – mais tarde apropriada pelo governo russo.
#4 – Recusa de abrir dados
O embate entre os irmãos Durov e o governo Putin começou em 2011, quando Pavel se recusou a fornecer dados sobre páginas de opositores no VK. Em 2014, a situação piorou por conta da recusa em fornecer dados de separatistas ucranianos e de bloquear a página de um importante opositor de Putin na Rússia.
#3 – “Chutado”
Logo após estes entraves, aliados de Putin tomaram o comando do VK. Pavel Durov deixou a Rússia dizendo não ter planos de voltar.
#2 – Telegram sem endereço
Sem confiar no governo russo, os irmãos Durov não fornecem o endereço exato da sede de operações do Telegram. Sabe-se apenas que parte das operações funcionam em Berlim, Alemanha.
#1 – Fama
O embate com Putin rendeu fama a Pavel Durov. Ele é chamado de Mark Zuckerberg russo e tem liderado movimentos libertários na Europa.