10 famosos que têm filhos com deficiência ou má-formação: dão exemplo com desafios e superações

por | nov 10, 2020 | Comportamento

O desafio de ter um filho com má-formação, deficiência física ou cognitiva é algo que várias pessoas enfrentam, incluindo famosos, e alguns deles utilizam a visibilidade para compartilhar e falar abertamente sobre as dificuldades e superações que passam ao lado dos filhos.

Eles são a prova de que ter um filho especial é um privilégio de quem tem um enorme coração para enchê-los de amor.

Famosos que têm filhos com deficiência

Ticiane Pinheiro e Roberto Justus

Em 2009, Ticiane Pinheiro deu à luz sua primeira filha, Rafaella, fruto de seu relacionamento com Roberto Justus. A pequena nasceu com estenose crânio-facial, uma deformidade óssea que não afeta a parte cognitiva, o problema é apenas estético, por isso, trata-se de uma má-formação, e não de uma deficiência.

Desde muito cedo, Ticiane e Justus esclareceram a deformidade da filha para a mídia e a apresentadora costuma falar abertamente sobre os desafios que enfrenta com algumas questões, como quando Rafinha perguntou o motivo de seus olhos serem tão separados após um coleguinha da escola ter estranhado e a mãe respondeu: “Ué, você tem um olho azul mais separadinho e ele também tem o olho puxado por ser mestiço. Eu tenho olho verde mais puxadinho também. Cada um é bonito do seu jeito!”.

Marcos Mion

Pai de três filhos, Marcos Mion se mostra um pai muito dedicado, principalmente com o primogênito Romeo, que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA). O apresentador costuma compartilhar vários momentos ao lado de Romeo e mostra vários desafios que pais de crianças autistas enfrentam.

Além de dividir alguns momentos com o filho, Mion também revela ferramentas que utiliza para melhorar a comunicação com o primogênito. O apresentador já revelou que Romeo gosta muito de cantar e dançar e ele usa essa paixão para ajudar o garoto a se expressar melhor.

Henrique Fogaça

Fogaça realizou o sonho de ser pai com o nascimento de Olívia, em 2006. Pouco tempo depois, teve que lidar com a possibilidade de perder a filha, que é portadora de uma síndrome neurológica desconhecida e um tipo de epilepsia resistente a medicamentos, que restringe seus movimentos e a fala.

Desde que anunciou no “MasterChef” que é pai de uma menina com deficiência, Fogaça usa as redes sociais para compartilhar os progressos da filha, que está passando por um tratamento que já surtiu bastante efeito: Olívia já consegue ficar em pé, dar os primeiros passos e se alimentar sem a sonda.

Silvia Abravanel

Silvia Abravanel também é mãe de uma criança especial. Luana, filha mais velha da apresentadora com o empresário Murilo Abbas, nasceu com uma síndrome genética chamada galactosemia, caracterizada pela incapacidade do organismo em metabolizar o açúcar presente no leite e sofreu um acometimento neurológico causado por intercorrências durante o parto.

Silvia costuma postar fotos ao lado da filha com lindas declarações e ao apresentar a edição do Teletom em 2018, ela falou sobre a luta constante: “É uma luta diária, eu sei, pois vivo há 20 anos. É uma briga também com a sociedade, que não valoriza a pessoa especial. E nós precisamos de muita valorização, então a gente luta”.

Romário

O político e jogador Romário é pai de seis filhos e a caçula, Ivy, tem Síndrome de Down. Além de falar abertamente sobre o assunto, ele ainda costuma compartilhar vários momentos ao lado da pequena, com quem afirma aprender tanto.

Romário apelidou Ivy de anjo e já deu várias entrevistas falando sobre a filha e disse que o nascimento da caçula trouxe muitos aprendizados e o tornou um pai e uma pessoa muito melhor.

Isabel Fillardis

Isabel Fillardis é mãe de Jamal, que tem a Síndrome de West, um tipo raro de epilepsia. Ela contou que só descobriu a doença do filho depois que ele nasceu. Como ele é cadeirante, um dos maiores problemas que a atriz enfrenta é a falta de adaptação dos locais.

Em suas redes sociais, a atriz costuma dividir bastante informação sobre a síndrome de Jamal e apoiar outras mães que têm filhos especiais, além de falar sobre as superações, como o primogênito ter driblado a medicina, já que os médicos disseram que ele só viveria até os 7 anos e hoje, ele está com 16 e segundo a atriz, muito bem e estável.

Bel Kutner

Bel Kutner também é mãe de um menino para lá de especial. Davi, de 15 anos, tem autismo e sofre de esclerose tuberosa, uma síndrome rara, cujas principais manifestações são neurológicas e dermatológicas.

Em entrevista à Fátima Bernardes, no “Encontro”, Bel falou sobre a doença do filho e disse que, como é algo raro, ela vai fazendo descobertas ao lado de Davi. Além disso, a atriz também disse que eles são o “grudinho” um do outro, mas com o passar do tempo ele está se tornando independente.

Isabella Fiorentino

Mãe de trigêmeos, Isabella Fiorentino tem um filho, Lorenzo, que sofre com complicações motoras causadas por uma hemorragia cerebral quando ainda estava na UTI neonatal. Em entrevista ao canal do Youtube de Mariana Kupfer, a apresentadora relatou os aprendizados de toda a família ao lidar com as limitações de Lorenzo.

Isabella também contou que a dificuldade de Lorenzo o faz cumprir uma agenda intensa de terapias e que encara os desafios de “uma criança especial”, como ela mesma diz, sempre pelo lado positivo. “Brinco que ele tem uma agenda de executivo”. A apresentadora ainda ressaltou que a amizade entre os irmãos ajuda na rotina do pequeno, que atualmente tem 9 anos.

Marco Tulio

O guitarrista da banda Jota Quest, Marco Tulio, é pai de Theo, de 10 anos, que tem Síndrome de Down. Durante uma participação no programa “É de Casa”, o músico falou sobre a relação com o filho e contou que o nascimento dele transformou a família.

Embora a notícia de que Theo era portador da Síndrome tenha assuntado Marco no primeiro momento, ele afirmou que: “Eu sou muito abordado para falar sobre isso (síndrome de Down). E eu optei por expor, por mostrar a naturalidade com que a minha família, nós quatro, nos relacionamos”, contou o músico, que também é pai de João Marcos.

Roberto Carlos

Filho do primeiro casamento de Roberto Carlos com Nice Rossi, Dudu Braga nasceu com glaucoma congênito. Na época- 1968 – não havia tratamento para a doença e o cantor chegou a levar o filho para a Holanda, onde ele passou por sete cirurgias.

Dudu conseguiu enxergar até os 23 anos, quando teve um deslocamento de retina enquanto dirigia. Após o ocorrido, ele também se submeteu a várias cirurgias, dessa vez nos Estados Unidos, mas não conseguiu recuperar a visão.

Assim como o pai, Dudu também é músico e contou, em entrevista à revista ISTOÉ, que após se tornar deficiente visual, teve uma conversa bem séria com o pai, que fazia de tudo para ajudá-lo:

“Sempre trabalhei desde os 17 anos e senti que estava tudo muito fácil. Chamei meu pai para conversar e disse: ‘Pai, sei que você me ama e eu te amo também, mas vou precisar aprender sozinho as coisas. Preciso saber, como deficiente visual, até onde posso chegar’. A gente chorou pra caramba nesse dia no telefone, mas ele topou e falou para eu seguir em frente”.

Pais e filhos famosos