14 conselhos que podem ser de grande ajuda para quem está se divorciando

por | dez 14, 2016 | Comportamento

Quem está passando por um período de separação amorosa sabe bem que as dificuldades enfrentadas são muitas, desde o aspecto emocional aos financeiros e mais práticos. Neste momento, toda ajuda é bem-vinda e deve ser analisada com cautela e atenção. Conheça alguns conselhos que podem ser bastante úteis se você está vivenciando um divórcio:

Conselhos para quem está se divorciando

1. Nenhum divórcio é simples e fácil, mesmo que o pedido de separação tenha partido de sua decisão ou de forma amigável, em comum acordo. Entender que diversos obstáculos precisarão ser superados e que isso é normal ajuda a manter a calma durante todo o processo.

iStock

2. Tenha em mente que um divórcio de maneira alguma deve ser encarado como fracasso pessoal ou que você não seja capaz de amar, ser desejada ou se comprometer em um relacionamento. A separação é apenas o sinal de uma relação não deu certo, mas que outras bem-sucedidas podem ser vivenciadas.

3. No início do processo de divórcio, pode ficar cheia de dúvidas sobre estar ou não tomando a atitude certa, especialmente se tem filhos com o ex-companheiro. Não se preocupe: o sentimento é natural e experimentado por praticamente todos os casais.

4. Não menospreze ou esconda seus sentimentos. É normal sentir altos e baixos durante a separação e se deparar com conflitos emocionais e misturas de tristeza, mágoa, alívio, raiva, entre outras confusões. Aceite sua humanidade e trabalhe o que for incômodo durante o processo.

5. É preciso ainda controlar a ansiedade e a pressa e saber que pode demorar muito tempo para se recuperar de um divórcio. Evite fazer comparações com outros casais e viva seu próprio luto, respeitando os próprios limites.

6. Se você tinha dificuldades em falar sobre dinheiro com o então marido, saiba que o assunto será ainda mais espinhoso depois do divórcio. Contas pendentes e divisão de gastos com os filhos provavelmente vão gerar desgastes.

7. Se vocês têm filhos juntos e o ex já está envolvido em outro relacionamento, saiba que lidar com a presença de outra mulher sob os cuidados dos pequenos será mais difícil do que você poderia imaginar. Tentar manter o respeito e a civilidade, no entanto, é essencial para o bem-estar dos pequenos.

Shutterstock

8. Casais que possuem amigos em comum poderão ter que aceitar o fato de que perderão algumas companhias, especialmente se a separação ocorreu de maneira pouco amigável e eles sentirão a necessidade de tomar partido.

9. A transição entre ex-companheiros e amigos pode demorar para acontecer e, em alguns casos, sequer se realizar de fato, especialmente se não trabalham juntos ou possuem filhos conhecidos em comum.

10. Após o divórcio, seus filhos pequenos poderão questionar por que você e seu ex se casaram. Lembrar e relatar às crianças que tiverem bons momentos juntos e que se amavam de verdade, mas que hoje não estavam mais em sintonia, pode ajudar a fazer com que elas compreendam melhor o processo de separação.

11. A saída do parceiro de casa também pode trazer grandes mudanças práticas. A situação financeira, por exemplo, pode ficar um pouco mais complicada pela falta de uma pessoa para dividir os gastos. Planejar bem o orçamento será indispensável neste período da vida.

iStock

12. É preciso ficar atenta para nunca envolver os filhos durante o processo de divórcio. Questões relacionadas a gastos e educação, claro, precisarão vir à tona, mas evite usar as crianças como ferramentas de chantagem e fique atenta caso o ex se comporte de forma equivocada no tratamento dos pequenos.

13. Conte com o apoio de amigos e familiares durante o divórcio. O momento da separação pode ser bastante difícil e ter por perto pessoas amadas é importante para superar os problemas e obstáculos sem comprometer a saúde física e emocional.

14. Por fim, aprenda que o término de um relacionamento não significa a morte de sua vida amorosa e que, sim, você pode ter um novo futuro romântico pela frente. Seja encorajada pela ideia de que sonhos e esperanças inéditas vão cruzar seus caminhos e substituirão sentimentos e possíveis frustrações do passado.

Relacionamentos amorosos