Aproveite o começo do ano para repaginar sua vida. Conquistar a felicidade é algo que depende unicamente de você. Se você está insatisfeita com sua situação atual, veja passos simples para realizar nos próximos dias e ganhar equilíbrio, calma e paz. Eles devem servir como um empurrão inicial para uma transformação completa.
Leia também:
20 dicas para ser mais feliz
Listar suas metas ajuda a ter um ano mais produtivo e mais feliz
13 promessas de Ano-Novo que você sempre faz, mas nunca cumpre (e dicas para finalmente realizá-las)
Dia 1: Escolha ser feliz. A felicidade, diferente do que muitos pensam, não cai do céu. Não é um presente divino ou uma dádiva predestinada a poucos sortudos. Felicidade é algo que a gente define, persegue e conquista. Pode ser que você tenha medo de ser feliz, ou que não queira tentar para não se frustrar. Esqueça isso, pois não vai levar a nada. Descubra o que é ser feliz para você e determine-se a conseguir.
Dia 2: Arrume o seu espaço. Um ambiente bagunçado é reflexo de uma mente bagunçada. Comece pelo mais fácil e organize o que precisa de arrumação: seu carro, quarto, banheiro, casa, escritório, despensa, etc. Um espaço harmonioso evita o estresse, aumenta a criatividade e traz calma. Mantenha tudo em seu lugar, arrumado e cheiroso.
Dia 3: Arrume seus sentimentos. Agora, ataque o mais difícil: seu interior, que também precisa de uma recauchutada. Do que você não gosta em si e na sua vida? O que pode fazer para mudar essas coisas? Trace metas realistas e estratégias para mudar aquilo que você quer que seja diferente.
Dia 4: Olhe para você. Depois de descobrir aquilo que te deixa insatisfeita, descubra o que você tem de positivo. Do que você gosta em si? Que partes da sua vida te deixam feliz e realizada? Dê atenção para isso, exercite a gratidão. Ressalte aquilo que é bom e não se deixe esquecer.
Dia 5: Repense o modo como você encara a comida. Você se pega comendo em momentos de tensão, nervosismo, ansiedade ou tristeza? Identifique os sentimentos que te levam a comer descontroladamente e aja na fonte deles. Comida é compensação: se você está frustrada porque o dia no trabalho foi difícil, vai sentir um vazio dentro de si e tentar preenchê-lo com comida, o que não resolverá o problema. Lide com suas emoções ao invés de ignorá-las. Isso te tornará uma pessoa mais consciente e bem resolvida.
Dia 6: Comece a cuidar do seu corpo com carinho. Alimente-o com substâncias benéficas, que promovem a saúde, e não o maltrate com comidas que fazem mal. Exercite-o um pouquinho a cada dia para que ele funcione melhor. Assuma esse compromisso de melhorar sua qualidade de vida.
Dia 7: Livre-se do que te faz mal. Nós nos damos aquilo que achamos que merecemos. Se você pensa que merece coisas ruins, vai se cercar de coisas ruins, que farão com que você se sinta pior ainda. Isso é um ciclo que destrói a sua autoestima. Faça uma análise profunda da sua vida e identifique o que te faz mal: pessoas, hábitos, sentimentos. Mande tudo isso embora. Passe a cultivar coisas que te façam bem. Pense que um pequeno movimento já é suficiente para incitar uma revolução no seu amor próprio.
Dia 8: Faça o bem para alguém. O altruísmo é capaz de promover uma felicidade imensa tanto em quem recebe como em quem pratica. Tire o dia de hoje para fazer uma boa ação e dedique-se verdadeiramente.
Dia 9: Junte-se com aquela (ou aquelas) pessoa que tanto te faz bem. Pode ser um amigo, um familiar, um amante, não importa. Passe algumas horas ao lado dessa companhia agradável, de quem você tanto gosta e que também gosta muito de você. A simples presença dela fará com que você se sinta mais leve.
Dia 10: Trabalhe a sua inveja. Ela nada mais é do que a vontade de ter algo que o outro tem, mas você não pode ou não consegue. Existem duas formas de lidar com esse sentimento: a primeira é sentir-se mal, ficar amarga e desejar que o outro perca aquilo que tem; a segunda é usar essa vontade como estímulo para correr atrás disso que você deseja.
Dia 11: Faça um exercício de respiração, meditação ou automassagem. Encontre algo que seja adaptável à sua rotina e procure praticar todos os dias. Dez minutinhos bastam e farão você sentir-se mais leve e calma.
Dia 12: Tente algo novo hoje. Saia da sua zona de conforto. Não precisa ser nada muito elaborado, como viajar para outra cidade e escalar uma montanha, mas algo que seja totalmente diferente para você e desafiador. Isso te trará conhecimento, novas perspectivas e mexerá com suas emoções. No final do dia, sentirá que fez algo especial hoje. Tente tornar isso uma rotina e, de vez em quando, procure experiências novas.
Dia 13: Resolva suas pendências. Sabe aquilo que você PRECISA fazer, mas está enrolando há dias para começar? Pare de procrastinar e resolva. Das próximas vezes que se pegar adiando compromissos, pare um minutinho e pense por que eles estão causando desconforto em você e então ataque a raiz do problema. Caso seja somente algo tedioso ou trabalhoso, faça de uma vez e tire isso da sua frente.
Dia 14: Exercite o desapego. Isso vale tanto para coisas materiais quanto para abstratas, como o seu ponto de vista. Seja maleável com os seus pertences: você realmente precisa disso? Seja honesta na resposta. Seja maleável também com suas opiniões: você está insistindo nesse ponto de vista porque realmente acredita que ele é o certo ou simplesmente para não admitir que estava errada? Seja honesta nessa resposta também. O mais importante não é ‘ganhar a discussão’, mas sim aprender, evoluir, transcender.
Dia 15: Melhore seu sono. Para terminar, tenha em mente que ninguém que dorme pouco pode ser feliz. O sono é o momento de descanso e recuperação do corpo. Ele é necessário para que todas as funções do seu organismo e mente funcionem apropriadamente e, principalmente, é o que garante a renovação das energias. Quem dorme pouco é mal-humorado e parece nunca estar plenamente satisfeito. Confira as dicas no vídeo abaixo e melhor a qualidade da sua noite agora mesmo.