5 coisas para fazer hoje e ser menos estressado para sempre

Trabalhar demais, dormir de menos e outros hábitos que te deixam estressado mexem com seu humor principalmente porque alteram os níveis dos hormônios do corpo. Enquanto o cortisol sobe, predispondo doenças como a obesidade, as endorfinas, que causam bem-estar, descem. A boa notícia é que algumas atitudes simples, e até divertidas, ajudam a equilibrar os hormônios, diminuir o estresse e te deixar mais feliz. Conheça a seguir.

Leia também
Estresse: entenda o que acontece com o corpo
Como evitar estresse no trabalho: 8 dicas para manter a calma
Como evitar que o estresse afete o casamento

Estresse: 5 atitudes para eliminá-lo da sua vida

Mude a forma como você começa o dia
Na correria do dia a dia, você pula o café da manhã e sai correndo sem nem acordar direito. Que tal levantar da cama um pouco mais cedo, tomar um bom café da manhã e fazer coisas que você gosta logo no começo do dia? Pode ser tomar um banho relaxante, fazer uma maquiagem bem bonita ou ouvir uma música que você gosta muito. Em outras palavras: invista desde cedo em atividades prazerosas.

Crie oportunidades para o riso
Ao invés de assistir um filme de drama, por que não uma comédia? Também vale tirar 5 minutos para bater um papo com aquele amigo divertido ou assistir um vídeo engraçado no Youtube. Alguns estudos mostram que dar boas risadas ajuda a regular os níveis dos hormônios cortisol e adrenalina (relacionados ao estresse).

Tome um chá
Segundo um estudo feito no University College London (Inglaterra), tomar chá preto ajuda a controlar os níveis do hormônio cortisol. Só não exagere, pois essa bebida contém grandes quantidades de cafeína, que pode roubar seu sono e, em quantidades muito altas, causar até arritmias cardíacas.

Desvie o pensamento da preocupação
Manter o pensamento nas preocupações aumenta os níveis de cortisol e te deixam mais estressada. Tente cantar uma música, ler um livro ou se distrair de qualquer maneira quando os causadores de estresse aparecerem na sua mente fora de hora.

Durma bem
Se por um lado o estresse atrapalha o sono, por outro a falta de sono impacta diretamente no humor. Para interromper esse ciclo vicioso, evite os pensamentos estressantes quando estiver deitado e, sempre que possível, durma o quanto seu corpo pedir.