Um dos momentos mais difíceis para o ser humano é ter que lidar com a perda de entes queridos. Segundo a psicóloga Gabriela Yoná Hoffmann, muitas pessoas não conseguem reagir diante do sofrimento e da saudade. “O processo de desapego é essencial para facilitar a separação dos vínculos afetivos e o controle das emoções”, explica.
Leia também
Como superar a separação e dar a volta por cima
Como aumentar o amor próprio: 5 dicas valiosas para se amar cada vez mais
Como se livrar do arrependimento: 5 passos para seguir em frente
Ainda de acordo com a especialista, o luto não tem tempo cronológico determinado e pode variar de acordo com os sentimentos e as crenças de cada um. “O problema é quando a tristeza aumenta com o passar dos dias e meses, podendo virar uma depressão”, explica.
De acordo com a terapeuta comportamental Ramy Arany, o período de luto é necessário e manifestar a dor faz parte do processo de aceitação da perda.
Como lidar com perdas
Veja na galeria de fotos cinco dicas para superar a dor da perda e transformar a tristeza em uma saudade saudável:
Aceitação
Segundo Ramy, o primeiro passo é tentar, aos poucos, aceitar a perda. “É preciso entender que não é possível fazer com que essa perda deixe de ser real”, explica. Buscar a aceitação facilita o processo de transformação da tristeza em um sentimento positivo.
Conversa
Outra coisa importante durante esse processo é conversar com alguém sobre a dor. “Desabafar e contar com os amigos nessa hora ajuda a eliminar as tristezas”, diz Gabriela.
Desapego
Ainda de acordo com Ramy, o próximo passo é tentar iniciar o desapego de tudo que envolve a perda. “Isso não é um processo mágico, mas é preciso tentar tirar o foco da dor e transferir isso para algo novo”, afirma.
Lembranças boas
Ramy explica que valorizar o que foi vivido antes da perda ajuda a lidar com a dor da situação. “O segredo é tirar o foco da situação ruim e destacar o melhor dessa convivência e o que essa pessoa representava”, diz.
Presente
Outra dica da terapeuta comportamental é tentar viver o presente e se envolver com ideias, pessoas e projetos que ajudem a reforçar o sentido positivo da vida e que sejam aliadas na hora de deixar a dor da perda no passado.