5 hábitos simples que te estressam e que você nem percebe

por | dez 9, 2014 | Comportamento

Além de causar doenças de pele e desequilibrar o organismo, o estresse atrapalha a vida pessoa e profissional. Com a correria do dia a dia e o excesso de tarefas e cobranças, o estresse é um problema constante na vida das pessoas. 

Leia também
Comer nozes, frutas cítricas e tomate alivia o estresse; veja a lista completa 
Você sabe driblar o estresse? Faça o teste para descobrir 
Especialista ensina como evitar que o estresse afete o casamento  

Contudo, segundo Rodrigo Fonseca, fundador da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional, muitas vezes o estresse é resultado de hábitos comuns que as pessoas cultivam sem perceber. 

Veja na galeria de fotos cinco hábitos estressantes que você tem e que talvez nem perceba: 

Comparar-se com os outros: segundo o especialista, fazer comparações é algo comum que causa estresse. “Ao invés de se comparar com outras pessoas, o ideal é que a pessoa faça uma comparação com si mesma no passado. O próprio progresso é mais motivador do que o progresso do outro”, completa.

Estilo de vida pouco saudável: sedentarismo, alimentação desequilibrada, má postura a poucas horas de sono contribuem para um cotidiano mais estressante. “Hábitos saudáveis são bons para o organismo de maneira geral”, afirma a especialista.

Pensar nos bons tempos do passado: o especialista explica que amargar-se sobre escolhas ruins e cultivar arrependimentos só o deixa mais pessimista e, por consequência, mais estressado. “Em vez de olhar para trás e analisar coisas que não podem ser mudadas, a dica é pensar no que pode fazer de bom todos os dias”, afirma Rodrigo.

Pessoas negativas: segundo o especialista, manter relacionamentos desgastantes também causa estresse. “É importante que as pessoas passem mais tempo com aqueles amigos que fazem elas serem uma pessoa melhor. As pessoas ao nosso redor nos contagiam com seu humor e comportamento”, completa.

Reclamar demais: reclamar do trabalho, do salário, do chefe, da esposa, dos amigos, do trânsito, dos vizinhos, da cidade e da vida em geral é um hábito comum que também aumenta o estresse.