5 ótimos motivos para começar a escrever um diário hoje mesmo

Hábito que lembra a adolescência, escrever um diário pode ser uma tática simples e eficaz de promover o autoconhecimento e de crescer com as experiências e emoções.

Leia também
Como lidar com a frustração: 5 dicas para dar a volta por cima 
5 coisas que só quem é tia pode aproveitar 
Significado dos pesadelos mais comuns: está caindo, morte, nudez e mais  

Segundo a terapeuta comportamental Ramy Arany, registrar periodicamente as emoções e eventos por meio da escrita é uma maneira de fortalecer o que é positivo e transformar as coisas negativas em algo benéfico.

Escrever um diário faz bem 

Veja na galeria de fotos cinco motivos para começar a escrever um diário hoje e amadurecer a partir das próprias anotações:

Desabafar
Colocar as emoções no papel é uma maneira eficaz de desabafar. Um estudo realizado na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriu que escrever ativa uma área do cérebro e que o resultado disso é uma sensação de alívio e redução no desconforto causado pelo famoso “nó na garganta”.

Reconhecer o próprio comportamento
Segundo Ramy, outra vantagem de escrever um diário é reconhecer “vícios” de comportamento. “As anotações ajudam a pessoa a observar a própria postura em diversas situações e, principalmente, suas emoções em relação aos mais diversos acontecimentos. Isso leva a pessoa a se conhecer melhor”, explica.

Organizar os pensamentos
Ler a própria narrativa sobre os eventos da vida faz com a pessoa consiga, além de se conhecer melhor, passe a organizar de maneira mais eficaz seus pensamentos e suas ações. “Sempre que escrevemos sobre nossos sentimentos temos a oportunidade identificar coisas que, na maioria das vezes, passaram despercebidas em um primeiro momento”, diz a terapeuta.

Melhorar a saúde
Uma pesquisa da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, constatou que pessoas que fazem anotações íntimas em um diário são mais saudáveis de maneira geral. Segundo o psicólogo James Pennebaker, responsável por uma das pesquisas, inibir as emoções impacta negativamente o corpo, causando estresse. Além disso, escrever as emoções melhora o poder de concentração e estimula a memória.

Amadurecer
Ainda de acordo com a especialista, o resultado desse desabafo particular, da análise do próprio comportamento e de uma reflexão resulta em um amadurecimento gradual. “A partir do momento que identificamos tudo isso, conseguimos modificar os comportamentos destrutivos e passamos a obter conscientização natural de nós mesmos”, finaliza.