Os conceitos de macho e fêmea alfa há muito tempo deixaram de ser denominações animais e passaram também a definir homens e mulheres de características dominantes, ambiciosas, poderosas e até intimidadoras. Quer saber se você faz parte do “grupo”? Conheça os principais comportamentos que indicam que você tem uma personalidade alfa:
Características de pessoas alfa
1. Homens e mulheres alfa dispensam rodeios e sempre falam exatamente o que querem, sem meias palavras. A característica nem sempre é facilmente aceita, especialmente pelos mais sensíveis, mas não pode ser acusada de falsa ou desonesta. As falas são sempre diretas e não deixam margem para dúvidas.

2. Pessoas alfa acreditam em ações e não em palavras. Elas raramente são enganadas porque exigem atitudes comprometidas e não se deixam levar por promessas.
3. Outra característica da personalidade alfa é não ter medo de tentar e muito menos falhar. Preferem errar e aprender com os equívocos a deixar de realizar o que têm vontade e ir atrás de seus objetivos.
4. Pessoas alfa gostam de ser verdadeiras e sabem dizer “não” quando precisam. Em vez de tentar ludibriar ou empurrar situações com a barriga, afirmam logo se estão ou não dispostas a encarar determinado assunto e preferem ser correspondidas da mesma forma.

5. Apesar de poderosos, atraentes e foco de atenção, homens e mulheres alfa possuem poucos e bons amigos. Não confiam em qualquer pessoa e preferem manter um círculo de relações genuínas a terem que falsificar sorrisos, palavras e atitudes.
6. A solidão também combina com pessoas de personalidade alfa. Não se importam em realizar tarefas ou mesmo fazer passeios sozinhas e até apreciam a independência do comportamento, já que assim não precisam abrir mão de suas vontades somente para agradar os outros.
7. Quem possui personalidade alfa também gosta de discrição e não se sente obrigado a obedecer “regras” sociais impostas, sem antes fazer vários questionamentos.
8. Nem sempre é fácil lidar com pessoas alfa, já que raramente gostam de obedecer ordens e preferem a liberdade de nunca ter que dar satisfações. Mas são sempre justos: se não forem incomodados, também não irão incomodar ninguém.
Comportamento pessoal
- Quais são seus sabotadores mentais? Coach ensina a identificar
- 27 pequenos atos que te deixarão mais feliz – desde os mais simples
- Terapia não é coisa de gente louca: 8 bons motivos para fazer análise