Também chamada de Geração Y, os jovens considerados millenials, ou seja, nascidos após 1980 que se tornaram adolescentes do meio para o final dos anos 90, são os últimos a vivenciar determinadas experiências e situações que as crianças de hoje terão grande dificuldade de entender em um breve futuro. Confira exemplos:
Coisas das gerações antigas
1. Acessar a internet era uma árdua tarefa. Além de manter a linha do telefone ocupada, os altos preços das tarifas e a queda constante de conexão da internet discada dificultavam até a visualização de simples e-mails.
2. Era preciso ter um significativo espaço reservado no quarto para abrigar computadores grandes e pesados, além de, claro, organizar pilhas de disquetes.
3. Após um filme sair de cartaz no cinema era preciso esperar meses até que ele chegasse à videolocadora, um ambiente completamente desconhecido pelas crianças de hoje em dia. Carregar pesadas fitas VHS e rebobinar o vídeo eram outros enfadonhos hábitos.
4. Os telefones celulares não eram nada inteligentes e tirar uma foto com o aparelho era uma novidade considerada incrível no passado.
5. Pessoas que nasceram nos anos 80 ou comecinho dos 90 também foram as últimas a usarem fitas cassetes para gravar suas músicas favoritas que tocavam nas rádios, assim como ter o prazer de rebobiná-las manualmente usando uma caneta.
6. Uma criança hoje pode olhar com grande estranhamento para um orelhão (isso se conseguir encontrar algum na rua). Mas para os millenials, o telefone público já foi muito útil fora de casa.
7. A paquera era sempre cara a cara e bastante pessoal, sem a “praticidade” e a rapidez de encontros por aplicativos, como Tinder, por exemplo.
8. Hoje, um único aparelho basta para telefonar, mandar e-mails e ouvir música. No passado, os millenials precisavam andar carregados de gadgets e acessórios, como celular, máquina fotográfica, walkman, fitas, CDs, disquetes…
9. Quem foi adolescente nos anos 90 certamente sofreu com a recepção nem sempre boa dos (poucos) canais da televisão e já contou com o velho artifício de usar palha de aço na antena para obter uma imagem mais nítida.
Momento nostalgia
- Era fã de “Sakura Card Captors”? O desenho vai voltar
- Elenco de “Os Goonies” se reúne em foto nostálgica: veja como eles estão
- Bastidores de “Bozo”: vida de Arlindo Barreto era cheia de polêmicas