Seu avanço na carreira não depende exclusivamente da vontade da chefia ou da disposição da empresa: você também precisa mostrar que é capaz de assumir novas funções e responsabilidades para alcançar o objetivo. Conheça 7 atitudes que facilitam a conquista de uma promoção no trabalho, segundo Reinaldo Passadori, autor e CEO da Passadori Educação e Comunicação:
Como conseguir uma promoção no trabalho
1. Seja proativo: procure se mostrar sempre ativo e solícito no cumprimento de funções e na resolução de problemas. Assuma responsabilidades e deixe claro que é capaz de liderar, preparar atividades que demandem maior complexidade e engajamento.
2. Vá além da função: cumpra sua função com excelência, tornando-se um profissional inspirador perante os colegas. Assim, os gestores saberão que podem contar com a sua disposição quando necessário.
3. Saiba priorizar tarefas: organização e a capacidade de estabelecer prioridades dará a você uma visão ampla do processo como um todo e, assim, permitir o cumprimento de atividades com maior facilidade e eficiência.
4. Tenha objetivos claros: procure saber exatamente quais são suas expectativas em relação à empresa e ao seu trabalho. Não tenha medo de conversar abertamente com seu superior para que ele compreenda os seus desejos e possa ficar atento às suas atitudes para uma possível promoção.
5. Busque aperfeiçoamento: tanto do ponto de vista técnico quanto do acadêmico, buscar qualificação por meio da educação é uma atitude muito apreciada pelas empresas. Vá atrás de cursos que atendam seus objetivos e possam impulsionar o seu trabalho.
6. Deseje crescimento, não status: de acordo com o especialista, um erro comum cometido por quem busca uma colocação nas posições de liderança é justamente não pensar no seu desenvolvimento profissional, e sim no status que aquela colocação pode dar.
7. Busque desenvolvimento, não salário maior: querer ascender profissionalmente não deve ter como foco apenas um incremento de salário. Ao subir para uma posição maior na empresa, você terá novas responsabilidades e deve estar motivado para assumi-las. A princípio, um salário até pode ser um fator motivador, mas você provavelmente se desgastará se você não estiver disposto a enfrentar as dificuldades da nova função.
Carreira e ambiente de trabalho
- Estudo descobriu o salário ideal para ser feliz: concorda?
- Quem tem um melhor amigo no trabalho gera resultados melhores
- Ter um trabalho ruim é pior para a saúde do que estar desempregado