Amigo ou vilão das dietas?

por | jun 30, 2016 | Comportamento

Aquilo que acreditamos ser mais benéfico para as pessoas com tendência a engordar talvez surta o efeito contrário. Uma pesquisa de uma universidade norte-americana afirma que o consumo de produtos dietéticos que utilizam a sacarina como adoçante pode provocar um aumento de peso maior que a ingestão de açúcar comum.

Segundo o estudo, o sabor adocicado proveniente da sacarina faz com que o estômago se prepare para digerir uma grande quantidade de comida calórica. Com isso, o organismo se desregula, estimulando uma ingestão maior de alimentos ou queimando menos calorias.

O estudo não foi baseado na alimentação de humanos, mas de 17 ratos. Alguns receberam iogurte adoçado com sacarina, e o resto com açúcar, e depois todos mantiveram a dieta normal. Após cinco semanas, os primeiros ganharam 88 gramas, enquanto os que consumiram açúcar engordaram apenas 72 gramas.

De acordo com os cientistas envolvidos na pesquisa, outro adoçantes artificiais, como o aspartame, podem ter o mesmo efeito da sacarina. Os resultados, porém, não são definitivos.

Notícia do Globo