Quem tem em casa um cão, gato ou outra espécie de animal de estimação já sabe como eles são capazes de trazer nova dinâmica ao lar e promover grande felicidade e afeto para a família. O que talvez você desconheça é o fato de que os pets podem ainda transformar a vida de pessoas com doenças mentais.
Animais de estimação ajudam no tratamento de doenças
De acordo com um recente estudo realizado pela Universidade de Manchester, animais de estimação garantem a pacientes com doenças mentais uma espécie de apoio emocional incondicional, que nem sempre é recebido de amigos e familiares. Os pets trariam ainda mais benefícios em momentos de crise.

Pesquisadores do Reino Unido questionaram 54 adultos com doenças mentais de longo prazo sobre o papel que os animais de estimação desempenham em suas vidas. Entre os entrevistados, 60% indicaram que os pets eram mais importantes para a melhora do que familiares, amigos e hobbies.
O estudo ainda mostrou que muitos pacientes afirmavam que a presença constante e proximidade de seus animais fornecem uma fonte imediata de calma. Para alguns, o pet [e capaz até mesmo de ajudar a distraí-los de sintomas e experiências perturbadoras, como audição de vozes ou pensamentos suicidas.
Animais de estimação: dicas e cuidados
- Até quando o filhotinho de gato precisa ficar com a mãe e como separá-los?
- Gripe canina provoca tosse seca e, em casos graves, pode matar animal
- Qual é a raça de cão ideal para seu perfil e estilo de vida