O Carnaval ainda não chegou, mas, para muitos, um dos hits dessa época já está definido. Nas últimas semanas, uma música chamada “ Fábio Assunção” tem se popularizado e feito a cabeça de muita gente, mas, apesar de animada e divertida, ela traz uma mensagem ofensiva – e isso não diz respeito apenas ao ator.
Obra do compositor Gabriel Bartz, a música já foi interpretada por alguns artistas diferentes e a letra que fala em “ficar loucão” até “virar o Fábio Assunção” já está na boca do povo, e, em vez de pedir que a canção fosse proibida, o ator, que luta contra a dependência, teve uma atitude louvável, propondo um acordo que reverte os lucros obtidos com ela nas plataformas digitais para instituições que cuidam de dependentes químicos.
Em seu Instagram, Fábio postou uma série de vídeos para explicar a decisão que tomou junto de sua equipe, e, apesar dizer que nunca pensou em censurar a música, usou a situação para fazer um alerta importante sobre pessoas que, como ele, lidam contra o vício pelo álcool.
“15% das pessoas do mundo tem problemas de adicção. É muita gente sofrendo por não conseguir controlar suas compulsões e eu acho importante lembrar a todos que isso não tá escrito na certidão de nascimento. Todo mundo começa do mesmo jeito. Achando que tudo bem. E pode não terminar tudo bem”, escreveu o ator.
Fábio Assunção recebe apoio de outros artistas
Com mais de 561 mil curtidas na rede social, a atitude do ator se espalhou pela internet, e, além de ter recebido apoio em massa de fãs, seguidores e do público em geral, Fábio também se deparou com mensagens emocionadas de amigos e colegas de profissão.
Uma das mais tocantes foi a escrita por Maria Ribeiro, ex-namorada de Fábio que, após saber do acordo, se declarou lindamente a ele.
“Eu amo esse cara. Pra sempre. Nesses tempos tão tristes em que todo mundo tem assessor pra tudo, em que quase ninguém se posiciona por medo de perder seguidores ou contratos de publicidade, em que imagens de figuras publicas sao higienizadas de forma mentirosa, Fabio vem e quebra tudo ao falar abertamente sobre sua historia”, escreveu ela no Instagram, ressaltando que, apesar de separados, ela ainda o considera família.
A atriz, porém, não foi a única a se posicionar. No Twitter, o músico Esteban Tavares também elogiou Fabio e criticou a postura da sociedade com relação à dor pela qual passam pessoas que sofrem desse vício tão comum.
Nosso problema é que grande parte dos brasileiro convive com o alcoolismo na família, sabe que destrói tudo, mas ri do Fábio Assunção. Esse cara virou meu herói. Isso é CLASSE.
— Esteban Tavares (@estebantavares) January 22, 2019
Além de Nanda Costa e Gleici Damasceno, que repostaram a publicação de Fábio, o ator também recebeu diversas mensagens carinhosas e elogios nos comentários de seus vídeos. “Te respeito e admiro, Fabio! Ser humano, sensível e generoso”, escreveu a atriz Leticia Sabatella. “Te admiro hoje e sempre”, declarou Marina Ruy Barbosa.
A cantora Preta Gil e a atriz Alice Wegmann também demonstraram seu apoio com curtas e significativas mensagens. “Apoiadíssimo e amado por mim”, “Te amo Fabinho, você é gigante”, disseram elas respectivamente, fazendo coro a outros artistas como Fernanda Lima, Nando Reis, Dira Paes, Emicida e Leticia Colin.