Após várias operações, ator de ‘Stranger Things’ mostra cirurgia que “pode ser a última”

por | fev 3, 2020 | Comportamento

Gaten Matarazzo, o Dustin de “Stranger Things”, fez um post no Instagram para contar que, recentemente, passou por uma grande cirurgia para tratar uma doença genética. Ele tem displasia cleidocraniana, uma condição rara que afeta, entre outras coisas, os dentes do ator de 17 anos. Segundo Gaten, essa pode ser a última operação necessária.

Cirurgia de Gaten Matarazzo

A displasia cleidocraniana é uma síndrome caracterizada pela alteração do desenvolvimento dos dentes e dos ossos. Ela pode se manifestar de maneira mais branda, como no caso de anormalidades dentárias, ou de maneira mais séria, causando, por exemplo, osteoporose e curvaturas anormais da coluna.

Gaten fez quatro cirurgias por causa dos dentes. Na boca, a displasia cleidocraniana pode causar atraso no nascimento dos dentes permanentes, o que faz com que a pessoa fique vários anos com os dentes de leite ou banguela por um tempo.

Também é possível que nasçam mais dentes (até 63) e que eles fiquem “encravados”, ou sejam, sem conseguir sair para a cavidade bucal. Foi por esse motivo que Gaten se submeteu ao procedimento, como ele conta no Instagram.

“Esta cirurgia foi enorme, pode ser a última que eu preciso. Espero, pelo menos”, escreveu. Ele continuou: “Aqueles que sofrem de displasia cleidocraniana geralmente têm dentes supranumerários, que são dentes extras que crescem nas gengivas. Fiz várias cirurgias para extrair esses dentes das gengivas e ajudar a expor os dentes que já deveriam ter crescido considerando a minha idade”.

“Nesta cirurgia, a equipe de profissionais médicos incríveis extraiu 14 dentes supranumerários e expôs seis dos meus dentes adultos. Eu fiquei em cirurgia por quatro horas”.

Por fim, Gaten agradeceu ao apoio dos fãs e ao trabalho da equipe médica, e disse que sua recuperação tem sido ótima.

Saúde bucal