Todo mundo erra e é capaz de magoar, mesmo acidentalmente, as pessoas que mais ama. A capacidade de reconhecer a falha, se arrepender e, claro, pedir perdão é que define o comportamento de cada pessoa em relação ao ocorrido.
Nem sempre é fácil se fazer entender e demonstrar que assumiu uma culpa e pretende reparar um erro, mas um recente estudo científico conseguiu listar os itens essenciais que você precisa reunir para pedir desculpa e como aprender a melhor maneira de conquistar o perdão de alguém.
Qual é a melhor maneira de pedir desculpas

De acordo com a pesquisa, um bom pedido de perdão precisa estar fundamentado em seis passos bastante simples:
1. Seja claro ao mostrar arrependimento, ou seja, deixe explícitas as sentenças “me desculpe por…”, “peço perdão por…” “eu me arrependo de…”.
2. Explique o que ocorreu de errado e detalhe como e por que cometeu a falha.
3. Reconheça o erro, assuma a responsabilidade e não tente jogar para outros os motivos do ocorrido. Diga objetivamente que é culpado pelo fato e que, sim, deveria ser mais atento e cuidadoso.

4. Reforce que foi capaz de reconhecer o erro e que está mais atento para não cometer outras falhas no futuro.
5. Você ainda terá mais chances de ser perdoado se oferecer uma reparação pelo erro e dar exemplos do que poderia fazer para reverter a situação.
6. Por fim, faça um claro pedido de perdão, sem buscar grandes frases ou palavras difíceis, e tende ser o mais objetivo possível ao perguntar “você pode me desculpar?”.
Relacionamentos amorosos
- Como evitar brigas bobas com seu parceiro que só causarão desgaste
- 15 ideias para uma surpresa romântica que seu amor nunca irá esquecer
- “Regra dos 37%”: algoritmo diz a idade com que você deve se casar