Apresentador viraliza ao denunciar racismo sofrido pelo operador de câmera do jornal

https://www.instagram.com/p/CHgyNiNDZQy/

Após a exibição de uma reportagem sobre um caso de racismo por parte da polícia em Santos, no litoral de São Paulo, o apresentador Fabio Turci fez uma observação pessoal que acabou viralizando. Ao vivo, ele relatou situações semelhantes de racismo vividas pelo amigo e colega de trabalho, o cinegrafista Itamar – e o discurso do jornalista viralizou nas redes sociais por trazer uma reflexão importante sobre a questão.

Jornalista viraliza ao contar casos de racismo com amigo ao vivo

Indignado com o caso de um vídeo que mostra um policial militar dizendo a um rapaz que ele “tem cara de ladrão”, gravado em Santos recentemente, o apresentador Fabio Turci, do “SPTV” (Rede Globo) decidiu contar uma história. Na reflexão, ele falou sobre Itamar, operador de câmera do telejornal e amigo pessoal do jornalista, expondo situações de racismo que ele já lhe relatou anteriormente.

https://www.instagram.com/p/CJwqWRBDrCy/

“O Itamar, um dia, foi parado pela polícia porque estava dirigindo um carro bacana, o carro da família dele. E o policial, com a arma na mão, perguntou o que que ele estava fazendo no carro. O mesmo Itamar, um dia, foi seguido por seguranças de um shopping center. Inclusive, ouviu um deles chamando reforço. O Itamar tinha ido sacar dinheiro no shopping center”, contou o apresentador.

Na sequência, ele lembrou que, apesar de pessoas brancas, em geral, não enxergarem, situações assim são muito comuns. “Essas coisas acontecem – nem sempre tão claramente, com alguém dizendo tão claramente o porquê elas estão acontecendo. Mas essas coisas acontecem. A gente que é branco é que não sabe, porque com a gente isso não acontece”, disse ele, refletindo sobre o papel do telespectador na luta.

“Nosso papel é informar, a gente está levando a você informação e o que que você faz com essa informação? Você se conforma? Está tudo certo assim? Ou você acha que isso não tá certo, que isso não tá justo? E você acorda e tenta fazer alguma coisa?”, questionou Turci, mostrando o amigo em questão.

“Esse é o Itamar. Grande amigo, grande parceiro. Trabalha na Globo há uns vinte anos. Eu contei aqui duas histórias do Itamar. Ele me contou muitas outras. É sobre isso que a gente tem que refletir, viu?”, pediu o jornalista, que viralizou nas redes sociais após a reflexão ao vivo:

https://twitter.com/PedrAraujo/status/1349771871336673282

Histórias inspiradoras