Para o psicólogo Jadir Lessa, o ciúme das mulheres em relação às amigas do parceiro não só é normal, como muito comum. Na opinião dele, isso acontece por questões culturais. Em primeiro lugar por conta da crença de que não existiria amizade sem que um dos dois tenha segundas intenções – que podem se manifestar na primeira oportunidade. Sem ficar atrás, o resquício da visão do parceiro como homem e provedor, que fazia parte da nossa cultura, também contribui para a insegurança da mulher.
A mulher de antigamente não tinha apenas o homem a perder, mas também a sua base de sustentação. Por isso, as outras mulheres eram vistas como ameaça a essa estabilidade e à relação. “Hoje, as coisas estão mudando, a independência financeira da mulher diminui essa insegurança. O homem passa a ser visto com menor importância, como homem apenas, e não como o provedor. As relações entre as gerações mais jovens estão mais ‘leves’, mais liberais”, comenta Jadir.
Sobre a declaração de Luisa, de que as amizades contribuem para um bom relacionamento, Jadir complementa: “Toda amizade é positiva, traz uma troca, enriquece a pessoa. A intimidade abre espaço para questões que não são colocadas comumente, e que podem ajudar tanto quem está desabafando quanto quem está ouvindo”. O engenheiro Carlos Augusto concorda: “Sempre gostei de ter mulheres como amigas. Elas me ajudam a entender melhor o complicado universo feminino. E contribuem bastante na hora de saber como agradar as namoradas!”, diz, rindo. E já que estamos ouvindo o lado deles, perguntamos ao redator Diego Prado o que ele achava dos ciúmes da namorada. “Minha namorada tem ciúmes das minhas amigas, mas acho normal, até certo ponto. Se virar desconfiança é porque tem algo errado na relação”.
A psicanalista Priscila Gaspar faz coro com o psicólogo Jadir e com Diego quando diz que sentir um pouco de ciúmes é normal. Mas ela alerta para o exagero: “É perfeitamente normal ter ciúmes de qualquer pessoa, até mesmo de um animalzinho de estimação ou mesmo de um hobby ao qual o parceiro se dedique com afinco! O ciúme é um sentimento natural do ser humano, que deve ser aceito como tal. Ele se torna preocupante quando começa a interferir no relacionamento de forma destrutiva ou começa a ser manifestado patologicamente, como vemos com freqüência em pessoas muito inseguras”.