http://www.instagram.com/p/BFpgrb2FWCM/
A atriz e modelo Ciena Rae Nelson decidiu compartilhar com os seus seguidores do Instagram como é a sua vida com a psoríase. Além de mostrar como é seu rosto sem maquiagem, ela falou como é enfrentar as crises de coceira e a sensação de viver com uma doença autoimune. A foto gerou tanta repercussão, que Ciena publicou um vídeo emocionada para agradecer o apoio que vem recebendo das pessoas.
O que é psoríase?
A psoríase é uma doença crônica, sem cura, adquirida por uma pré-disposição genética e que causa coceira e vermelhidão na pele.
Em casos mais graves, pode chegar aos ossos e causar dores e deformações. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a doença atinge 3% da população mundial.
Tipos de psoríase
O tipo mais comum de psoríase causa lesões avermelhadas com camadas esbranquiçadas e ressecadas no couro cabeludo, em joelhos e cotovelos. Outras formas atingem ombros e quadril, unhas das mãos com manchas amareladas, palmas das mãos e solas dos pés com rachaduras e pus espalhados pelo corpo.
Dois tipos mais graves causam lesões corporais e dores nas articulações e este é o caso de Ciena. Conhecida como artrite psoriática, ela atinge 25% das pessoas com psoríase e pode chegar a comprometer os movimentos dos pacientes.
Como conviver com a psoríase?
http://www.instagram.com/p/BFevyYZlWOQ/
Em uma das fotos publicadas, ela compara uma foto dela sem maquiagem com uma em que está com a maquiagem que usa para esconder as manchas vermelhas em sua pele.
Na legenda, a atriz conta que aumentou um pouco o contraste e a saturação na foto em que aparece sem maquiagem para que as pessoas conseguissem ver como realmente é a sua pele.
Ciena ainda diz que a maioria das pessoas quando a veem pessoalmente conseguem ver uma ou outra mancha, mas não mais do que isso.
“Artrite psoriásica é uma doença invisível e às vezes a psoríase também é assim (fadiga e coceira crônicas). Nem tudo é tão ruim quanto parece, às vezes as coisas são na verdade muito piores”, desabafa.
Crise de psoríase
http://www.instagram.com/p/BDB0zEKlWAc/
Esta não foi a primeira vez que a atriz fala sobre o seu problema. Há dois meses, a modelo publicou uma foto que diz ter tirado há dois anos, pouco antes de ser internada com desidratação e febre por conta da doença.
Psoríase coça
“Condições de pele não são problemas cosméticos. Eles causam dor física e sofrimentos e muitas vezes um sentimento de estar preso em seu próprio corpo, além da ansiedade que muitas pessoas enfrentam por causa dela [a doença]”, comenta.
A atriz ainda diz que a coceira constante não a deixa dormir bem e que a sensação é parecida como se estivesse constantemente picada por mosquitos.
“Às vezes é completamente insuportável e eu tenho que tentar me acalmar, meditar, respirar, até que ela diminui, mas nunca passa totalmente”, fala sobre o transtorno diário causado pela doença.
Sintomas da psoríase: mel ajuda a aliviar