Bonito pra cachorro

A estrutura familiar da modernidade integrou novos seres ao lar. Hoje, adultos, crianças e, claro, os bichos fazem parte de famílias do mundo todo. Lulus e totós são mimados ao extremo e, nos últimos anos, têm merecido tratamento de rei.

Como boa “bicheira” que sou (confesso que sou fanática por animais. Todos!), tenho dois bichanos em casa. Um gato, o Tai, e uma gata, a Kity (mais conhecida como Kiki). Ambos são hiperativos e tomam uma atenção tremenda. Ganham presentinhos vez ou outra, mas roupinhas e acessórios, definitivamente, não entram na lista. Eu e meu marido gostamos dos nossos pets bem “roots”. Mas, nossa escolha não é a mesma feita por muitos donos de animaizinhos mundo afora.

O mercado fashion para pets cresce a cada ano e tem se apresentado como um nicho bastante lucrativo. Entre as muitas grifes que apostaram nessa onda, destaco a Target. A grande rede de magazines dos Estados Unidos pode ser considerada uma potência, desenvolvendo, há anos, roupas para mulheres, homens, crianças e bebês. Em 2005, já atendendo às necessidades fashion da família tradicional, perceberam que “era hora de atender aos filhos mais novos dos seus clientes”, como bem disse o estilista Isaac Mizrahi. Convidado para desenhar os looks dos bichinhos, Mizrahi fez mais: criou móveis, luminárias, brinquedos, roupas de cama, mesa e banho. Tudo para pets.

A linha foi batizada de Fashion Pet e, com preços bem razoáveis, é sucesso absoluto de vendas da Target. Para se ter uma idéia do frisson causado no lançamento da coleção, a grife ganhou destaque na Semana de Moda de Nova York, com desfile de cachorros em modelitos para lá de antenados. Hoje, um ano após o lançamento da linha, já são feitas coleções que seguem o calendário fashion mundial e criam-se looks com a mesma referência para humanos e animais. Assim, não se espante se esbarrar em uma dondoca com vestido igualzinho ao da poodle que carrega no colo!

Fazendo a pesquisa das imagens para ilustrar esta coluna, me diverti muito. Achei muitas peças pavorosas, que dá até pena de ver o bichinho passando por aquela situação. Outras, até que são engraçadinhas. A Jaqueta Jeans, por exemplo, achei ótima. E é incrível como a lavagem, o tecido e a modelagem seguem às últimas tendências da moda. Achei fofa! Logo imaginei o Tai vestindo a peça… Comecei a rir, mas não caí em tentação. Ainda acho a “roupinha” de pêlo, bem natural, a mais linda que tem.

Créditos:

Target: compre pelo www.target.com

Maria Fernanda Haro é estilista, editora de moda da butique virtual Brule ( www.brule.com.br ) e colaboradora de diversos veículos de moda. Se você tem alguma dúvida sobre acessórios ou sugestão de pauta para as próximas colunas, envie um e-mail para [email protected]