O câncer de Preta Gil, um tumor colorretal, retornou – mas isso não abalou a fé da cantora na cura
Preta Gil está enfrentando mais um momento difícil de saúde. Após tratar um câncer colorretal de forma agressiva, ela está vivendo uma recidiva da doença com quatro metástases – e, acreditando plenamente na cura, ela diz ter aprendido um novo (e belo) significado para essa palavra.
Câncer de Preta Gil a fez repensar significado da palavra “cura”
Em 2023, Preta Gil foi diagnosticado com câncer colorretal e fez tratamentos para a doença. Ela passou por quimioterapia, radioterapia e uma cirurgia agressiva para amputar o reto e retirar o aparelho reprodutor. Agora, a cantora encara uma recidiva da doença com quatro metástases, mas segue com fé inabalável na cura.
A cura, para Preta Gil, ganhou inclusive um novo significado. Em entrevista ao “Fantástico” (Rede Globo), ela afirmou que encara esse processo com ainda mais vontade de viver, e detalhou que a cura, para ela, está justamente nisso. “Como que eu vou deixar de viver? Quero focar no tratamento, na minha cura, mas tenho uma vida a ser vivida!”, disse ela.
Na sequência, ela compartilhou detalhes de como enxerga, hoje, o processo de cura.
“A palavra ‘cura’ não significa que vou ficar livre de qualquer doença, porque são várias aqui. Hoje, tenho quatro focos de câncer no meu corpo – mas tenho um corpo saudável. Esse corpo saudável é ativo, se respeita, se ama, se abraça. Isso, para mim, é mais cura do que um remédio que zere [a doença]. A cura, para mim, está nesse dia a dia, em hábitos, em a gente querer estar bem”, declarou.
Apesar das dificuldades, Preta se sente bem, fala do estado de saúde sem filtros e demonstra uma fé inabalável. “Eu sou uma Preta, hoje, mais forte em vários aspectos. E hoje eu tenho mais sede de viver ainda. Dessa vez pode até ser mais difícil por um lado, mas eu vou encarar com ainda mais dignidade e coragem”, afirmou a cantora.
Câncer de Preta Gil: relembre
Após um sangramento, Preta Gil foi diagnosticada com câncer colorretal no início de 2023. Na sequência, ela fez sessões de quimioterapia e radioterapia – e, em meio ao tratamento, teve complicações graves. Isso porque, em dado momento, Preta teve um quadro de septicemia, uma infecção generalizada que a levou à UTI.
Ao longo do tratamento, Preta se manteve transparente, mostrando, por exemplo, as mudanças nos cabelos e na aparência. Recém-divorciada, ela recebeu frequentemente os amigos em sua casa no Rio de Janeiro – e um deles, o apresentador Gominho, chegou a morar com ela para apoiá-la durante a fase difícil.
Na metade de 2023, o câncer de Preta Gil levou a cantora a um novo obstáculo: uma extensa cirurgia. Na ocasião, ela amputou o reto, local onde o tumor estava, e teve também de passar por uma histerectomia, que é a remoção do aparelho reprodutor. Devido ao procedimento, ela passou alguns meses usando uma ileostomia.
Meses depois, Preta Gil fez uma nova cirurgia para reverter a ileostomia. No procedimento, houve a reconstrução do intestino para que a cantora recuperasse as funções normais do órgão sem precisar da bolsinha de ileostomia. A cantora então retornou aos palcos e, em 2024, celebrou o aniversário de 50 anos em grande estilo.
Pouco depois, a cantora estava fazendo exames de rotina quando teve uma surpresa negativa. O câncer de Preta Gil retornou em forma de metástases que abrangem dois linfonodos, o peritônio (membrana que recobre os órgãos abdominais) e o ureter (estrutura do trato urinário). Agora, a cantora passa por um novo tratamento – que, segundo médicos, visa controle da doença e melhora da qualidade de vida do paciente.