Carro branco vira moda

Nova York, Paris, Milão… Para as fashionistas de plantão, estas são as cidades que lançam as tendências das passarelas para o mundo inteiro. Deixe de lado as agulhas e paetês e parta para o mundo das máquinas: é em Frankfurt que o visual dos carros inspira os designers para criar os mais variados modelos. E foi justamente lá que surgiu uma tendência que ganhou as ruas do Brasil, principalmente entre nós, mulheres: os carros de luxo brancos.

A pérola da garagem

E não pense que o branco é aquele sem graça. A moda vintage em alta deu um upgrade à cor básica e a transformou num tom perolizado, caindo no gosto feminino. “Não é um branco tradicional. É uma cor sofisticada, acompanhada de diversos tons de pérola. Esta cor veste carros, o que atribui aos veículos muito luxo e glamour“, explica José Guindalini, gerente de tecnologia da empresa de tintura industrial DuPont.

No Brasil, a opção por colorações como preto e prata foi a top of mind durante muito tempo. E, agora, a escolha pelo branco tornou o trânsito um pouco menos monocromático. “É um carro que se destaca nas ruas. A cor valoriza o design das rodas, das lanternas, do próprio retrovisor. E também fica muito bonito quando os vidros ganham a película de escurecimento“, considera Solange Benfeitas, consultora de vendas da Eurobarra, revendedora Fiat no Rio de Janeiro.

Ter um carro branco deixou de ser algo considerado brega. Hoje, a cor é a preferida das mulheres modernas. “As minhas clientes buscam um toque personalizado e um carro que se alinhe ao estilo de cada uma. Muitas morenas, por exemplo, optaram pelo branco porque a cor as destacava mais. Fazia o contraste com a tonalidade da pele. As mulheres querem ser notadas”, revela a consultora.

Ecológicos, duráveis e na moda

Antes relegados às categorias de carros menos luxuosos, o branco se tornou rapidamente campeão de vendas, como relata Helena Mitrano, consultora da Viva Recreio, revendedora Chery no Rio de Janeiro. “A gente chamava esses carros de elefantes brancos. Hoje,  independente do modelo, o branco caiu na graça do público”, comemora. Se você já se convenceu a ter um carro branquinho, saiba também que é uma opção ecológica. “As cores claras são menos poluentes, tanto visuais quanto nas emissões à atmosfera. A diferença de temperatura entre um carro claro para um escuro pode chegar a 15ºC. O branco absorve menos energia“, acrescenta o gerente da Dupont.

Táxis, transportadoras e carros que recebiam adesivos: estes eram os modelos brancos prediletos. “Alguns continuam a utilizar o branco tradicional. O diferencial foi o novo tom da cor para modelos de luxo, como o branco joioso do modelo Fiat Cinquecento”, exemplifica. Além do estereótipo, o amarelado recorrente com o passar dos anos era um dos principais problemas. “Antes, a pintura era feita com apenas uma camada de cor, agora usamos uma camada de tinta como base e um verniz transparente que a protege”, ressalta Guindalini.

Reflexo no bolso

Antes, quem comprava branco pagava mais barato pela cor. Porém, como a cor se tornou um must have, algumas concessionárias começaram a cobrar até um ágio pela opção branca, mas que continua a ser vantagem. “A cor sólida é mais fácil para corrigir arranhões do que os tons metálicos”, revela Mitrano. A dentista Maria Clara Azevedo é uma das que embarcaram na onda ao comprar o seu primeiro carro. “Sempre gostei de branco, mas acho que fica mais legal nos modelos supercompactos, como o Chery QQ que comprei”, opina ela, que quer mesmo é andar na moda. ” Sou fashionista e sei que a moda vai e volta, e isso não muda com relação aos carros. Desde que os carros de luxo começaram a aparecer na cor branca, sei que a cor voltou com tudo. Não sei quanto tempo vai ficar, mas confesso que adorei“, derrete-se.