Carros de linhas especiais

Gostaria de ter um carro inspirado num sucesso do cinema ou que carregasse a marca do seu festival de música favorito? É para esses fãs entusiasmados que as montadoras lançam, de tempos em tempos, as linhas especiais de automóveis. Com o objetivo de fidelizar clientes e atrair novos compradores, elas proporcionam ao consumidor uma extensão, sobre rodas, de boas lembranças.

Aqui no Brasil, o primeiro special edition ganhou as ruas em 1972. O Dodge Dart SE chegava ao mercado automobilístico para arrancar suspiros de motoristas que faziam questão de manter um carro diferenciado. “Na época, as pessoas compravam modelos populares e sem luxo para fazer uma transformação no carro, incrementando com peças e acessórios que não eram de fábrica. É a chamada customização de veículos. De olho nesse público, a Dodge decidiu fabricar alguns modelos mais simples, deixando-os mais versáteis para se adaptar a essas possíveis modificações”, conta o presidente da Fundação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), Tiago Songa.

Alguns cinéfilos sonham pilotar a supermáquina da ficção e esse desejo alimenta a indústria, que se prepara para atender a demanda. “Em ‘ Transformers – O lado oculto da lua’, o sucesso do Camaro foi tão grande que a montadora decidiu lançar uma linha especial com a versão Camaro Transformers. E não há dúvidas: uma nova geração de fãs aplaude a iniciativa”, conta Tiago Songa.

Geralmente, as edições especiais seguem duas vertentes: funcionam como veículo-teste, para avaliar o potencial de um novo modelo, ou são peças comemorativas. Com isso, o número de carros acaba se tornando limitado, até que seja concebida uma próxima versão. E é justamente essa exclusividade que atrai o consumidor. “Existe um perfil de motoristas vaidosos que não querem encontrar um carro como o seu em qualquer esquina. Esse é o gancho para que as linhas especiais, em sua maioria, se tornem um sucesso de vendas”, observa Songa.

Por todos esses motivos, o preço de um special edition também é diferente do automóvel produzido em série. “Quando a Kombi 50 anos foi lançada em 2007, apenas 50 carros foram produzidos. A diferença entre esses modelos dos demais da mesma categoria chegava a 5 mil”, ressalta Songa.