O casamento de Diego e Melissa, interpretados por Arthur Aguiar e Gabriela Mustafá, na novela “O Outro Lado do Paraíso”, da TV Globo, levanta uma série de debates sobre o sexo no relacionamento.
Isso porque, após a cerimônia de casamento dos dois, Diego se nega a fazer sexo com Melissa, uma atitude que, além de decepcionar muito a jovem, parece controversa.
Na trama, o marido se justifica dizendo que considera a esposa uma mulher “pura demais” para o sexo, prática que ele considera suja. No entanto, o geólogo busca relações em um prostíbulo, alegando ter lá uma mulher apenas para diversão, enquanto seu compromisso só poderia ficar com Melissa.
Apesar de a teledramaturgia tratar muitas questões por uma ótica fantasiosa e de a relação entre Diego e Melissa se tratar de um caso bem peculiar, a história acabou levantando questões importantes sobre o modo como lidamos com o sexo na vida real e seu papel dentro de um relacionamento.
Casamento de Diego e Melissa em “O Outro Lado do Paraíso”
Qual é o papel do sexo no casamento?
A psicanalista Cristiane Maluf Martin reconhece que existem relacionamentos em que o sexo é inexistente, mas acredita que eles não se enquadrem naquilo que é considerado um casamento convencional.
Para ela, ainda que o contato íntimo não seja a única fonte de conexão entre o par e que existam pessoas que vivem em harmonia e parceria sem sexo, buscar e manter uma relação sexual é saudável para o casal.
“Se uma relação não tem contato íntimo, grosseiramente falando ela é uma amizade. E aí não é preciso se casar com um amigo”, opina a especialista, que atende casais em seu consultório.
Dentro de uma relação amorosa, conforme explica a psicanalista, o sexo é uma forma que o casal encontra de demonstrar carinho e aumentar sua intimidade. “Por isso, quando o casal para de transar, por mais que ambos se deem muito bem, tenham planos e sejam super companheiros, uma hora a falta de sexo pesa, sim, para um dos lados”, explica a especialista.
Isso porque, mesmo a demanda por sexo sendo muito diferente de acordo com a pessoa, há um ponto em que a falta de sexo pode causar inseguranças no casamento.
“O lado que sente falta começa a achar que fez algo errado, que não está mais atraente, que tem outra pessoa. E esses questionamentos, com o passar do tempo, podem culminar em um desequilíbrio enorme na relação”, alerta.
Sexo visto como algo sujo
Diego enxerga Melissa como pura e, por isso, não quer transar com ela, já que considera o ato “sujo”. No entanto, ele não abre mão da própria necessidade e satisfaz seu desejo com outra mulher
O posicionamento do personagem, embora exagerado na trama, acontece de forma mais sutil na vida real. Para a psicanalista, quando o assunto é vida sexual da mulher, há ainda diversos tabus que precisam ser desconstruídos.
“Dentro do consultório, vejo que a situação de muitos casais é a seguinte: a mulher começa a apresentar suas fantasias sexuais, mas muitas vezes é podada pelo marido”, exemplifica a especialista. Por isso, segundo ela comenta, o sexo para a mulher ainda é visto como algo “impróprio”.
“A nossa cultura condena muito a relação sexual como um todo e principalmente a mulher que é livre sexualmente”, aponta Cristiane.
Importância do acordo entre o casal
Essa talvez seja uma questão explorada na novela: até que ponto a liberdade sexual da mulher é realmente levada em consideração?
“Isso porque Melissa também tem seus desejos e vontades, que, aparentemente, não são levados em consideração por Diego, pois ela nutria uma expectativa muito grande de perder a virgindade com ele”, fala a psicanalista.
Para a especialista, a sociedade precisa entender que a mulher também sente prazer, tem suas vontades, seus desejos e fantasias sexuais.
Quando o homem não consegue fazer sexo
Apesar de a novela retratar um cenário improvável, segundo a psicanalista, há uma situação semelhante que ocorre, não raramente, na vida real: quando o homem passa a enxergar sua parceira de forma assexuada após ela se tornar mãe.
Cristiane Maluf conta que é comum que, após a gestação e principalmente o período de resguardo após o nascimento do bebê, a mulher fique mais focada nesse novo indivíduo da família e isso pode gerar essa visão deturpada em algumas relações.
É algo que, segundo ela explica, está no subconsciente desse indivíduo e necessita acompanhamento psicoterápico para entender os motivos da mudança e também aproximar o casal como homem e mulher novamente.
Vida sexual saudável
- Gusttavo Lima e esposa não esperaram resguardo para sexo: há risco?
- Baixa libido pode ser sinal de doença que nada tem a ver com sexo, diz estudo
- Hímen não rompido é normal? Pode indicar algum problema?