O Flamengo já está dando alguns sinais de ser forte candidato a “cavalo paraguaio” do Campeonato. Nas últimas quatro partidas, de doze pontos disputados, conseguiu apenas dois, mas continua na ponta, agora na vice-liderança. Cedeu, a duas rodadas, a liderança para o Grêmio.
É verdade também que o Flamengo já perdeu Marcinho, Renato Augusto e Souza pra “janela” do campeonato europeu. Todos, jogadores de ataque e criação. Caio Junior, técnico do Fla, não está conseguindo, com elenco disponível, substituir à altura principalmente o Marcinho. E a direção do clube não está agindo rapidamente para contratar reforços. Verdade é que o ataque do Flamengo não faz gols. Os últimos foram feitos por jogadores da defesa e do meio de campo.
A diferença entre o décimo colocado e o primeiro na vaga da Libertadores é de apenas seis pontos
Também se pode dizer que este ano não haverá “cavalo paraguaio” no Campeonato Brasileiro, porque na era dos pontos corridos ainda não tivemos um campeonato tão disputado. Nenhum dos times se sobressai aos demais. Quando se pensava que o Flamengo ia disparar, começou a perder pontos.
Nenhum time desse campeonato tem conseguido vitórias seguidas fora de casa. São raras. Os que estão na frente estão fazendo a lição de casa, adicionando pontos com vitórias fora de casa somente contra os times ditos mais fracos. A diferença entre o décimo colocado e o primeiro na vaga da Libertadores é de apenas seis pontos. Na frente, estão todos embolados. Do líder até o quarto na tabela, todos têm oito vitórias no campeonato.