Apesar de ser conhecida como uma doença infantil, a caxumba pode atingir pessoas mais velhas e provocar infertilidade nos homens. Recentemente, inclusive, ela tem afetado mais adultos. Segundo dados do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, os surtos de caxumba aumentaram quase 500% entre 2006 e 2007, o que vem preocupando os especialistas.
A caxumba é uma doença infecciosa transmitida pela saliva da pessoa infectada. Age principalmente sobre as glândulas parótidas, originando inchaço atrás das orelhas, mas pode, também, acometer os testículos. Metade dos jovens adultos que apresentam este problema inflamatório na região torna-se irreversivelmente infértil. A melhor forma de prevenir a caxumba é através da vacinação na infância.
Ao apresentar a doença, os pacientes do sexo masculino devem procurar o médico e, após seis meses, fazer os exames que analisam a taxa de produção de espermatozóides. O resultado dirá se o paciente poderá gerar filhos naturalmente ou – no caso de haver redução na quantidade ou na qualidade do sêmen – se precisará de técnicas de reprodução assistida para isso.
Notícia do Yahoo!