Cid Moreira fala com leveza sobre depender de diálise e esposa apoia: “Pode ser confortável viver assim”

por | jan 5, 2022 | Comportamento

Usando o Instagram, Cid Moreira e a esposa, Fátima Sampaio, transmitiram de forma inspiradora uma notícia que poderia ser muito difícil. Há um ano, o jornalista descobriu um problema nos rins durante exames rotineiros e, agora, precisa fazer diálise – e, apesar de se tratar de algo relacionado à saúde, ambos abordaram a questão de forma leve e esperançosa.

Cid Moreira e esposa falam da saúde dele de forma leve

Com muito bom-humor, Cid Moreira surgiu no Instagram recentemente para falar com os seguidores sobre seu estado de saúde. Aos 93 anos, ele descobriu durante um check-up que tem um problema nos rins – e, como estes órgãos são responsáveis pela filtragem de toxinas no corpo, o jornalista precisa agora de diálise todos os dias para se manter saudável.

“Quero partilhar com vocês como têm sido minhas noites! É preciso entender que a vida é feita de fases e essa é a minha agora! Como disse minha querida Fernanda Montenegro, ‘estou na sobremesa’ e me sinto ótimo e grato por isso”, escreveu ele na legenda de um vídeo em que sua esposa, Fátima, aparece explicando a situação com mais detalhes e igualmente positiva.

De acordo com ela, após a descoberta do problema há um ano, Cid passou a fazer hemodiálise no hospital, procedimento no qual o sangue do paciente passa por uma máquina que retira as toxinas e o devolve para o corpo. Após a adaptação, porém, eles decidiram mudar para a diálise, já que este procedimento pode ser feito em casa, com mais conforto.

Responsável por fazer a diálise no marido toda noite, ela falou com honestidade e delicadeza sobre o estado de saúde dele. “No começo, ficamos assustados, preocupados, é claro. Mas, quando ele frequentou o hospital, vimos pessoas de todas as idades precisando fazer isso, alguns até na expectativa de conseguir um rim. O Cid, o rim ainda funciona uma parte, está tudo bem”, disse ela, passando uma mensagem positiva.

“Só para vocês saberem quea vida continua e pode ser confortável viver assim. Ele faz [o procedimento] durante a noite e, se a gente precisar viajar, transporta a máquina, leva onde a gente for. Ele tem uma vida normal, pode comer a comida que quer, as frutas que quer, parou com aquele regime chato que quem faz hemodiálise sabe. Eu cuido dele. É uma vida muito tranquila. Ficamos assustados no começo, mas é vida que segue, a gente tem que aprender a lidar”, concluiu.

Nos comentários, o casal recebeu apoio por parte de internautas. “Ele sempre vai vencer”, escreveu uma seguidora do jornalista. “Uma esposa maravilhosa”, disse outra. “Que lindo vocês”, disse outra. “Uma explicação muito didática e com bastante leveza”, elogiou outra. “Casal abençoado, são exemplos do verdadeiro amor. Caiu um cisco no meu olho”, afirmou mais uma.

Veja o post na íntegra:

Famosos e a saúde