Chorar faz bem, alivia e, você sabe, pode ser exatamente o que você precisa no momento para relaxar e descontar as angústias. Na melhor, por exemplo, do que derramar lágrimas vendo um bom filme romântico ou um dramalhão na TV. Mas o que fazer quando você não quer se expor e se mostrar vulnerável em determinado momento? É possível controlar o choro?
Leia também
Atividade física ajuda a combater depressão
Identifique os primeiros sinais da depressão
Ex-nadadora venceu a depressão e emagreceu 32 kg

Muitas vezes o choro não está relacionado a tristeza, mas sim a angustias, ansiedade e estresse. Se o seu chefe, por exemplo, te chama na sala dele e você sabe que receberá uma bronca, a última coisa que você quer fazer é exibir suas lágrimas. Neste momento, vale trabalhar o autocontrole e lembrar que, apesar de estar prestes a ser repreendida, você está naquele emprego por mérito, já ganhou elogios e até aumento de salário por sua boa performance. Permaneça calma e tente não encarar a situação com uma gravidade desproporcional.
Quando for ter uma conversa séria com um amigo ou parceiro, respire fundo para se acalmar e não deixe se levar por sofrimentos antecipados, imaginando reações ou palavras que podem surgir. Esteja consciente do momento e ouça tudo com atenção e concentração. Em muitos casos, o medo acaba sendo seu maior inimigo e a insegurança pode fazer com que suas lágrimas fujam do controle. Estar alinhada com os fatos é essencial para encarar a situação de forma segura e saudável.