Como cuidar da sua postura e evitar dores nas costas

por | nov 18, 2019 | Comportamento

Sentir dor nas costas é algo que atrapalha muito a rotina. Fica difícil se concentrar no trabalho, a diversão é comprometida e o seu bom humor também. A mudança de alguns hábitos e cuidados simples pode reduzir esse incômodo.

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) alerta que o número de pessoas com problemas de coluna, dores no pescoço e ombros decorrente do uso incorreto do celular vem crescendo.¹

Troca de mensagens, distrações na sua rede social favorita, pastinhas com inspirações e, sem perceber, lá se vão horas com a cabeça abaixada, os braços levantados e coluna inclinada. Segundo pesquisa da SBOT¹, uma pessoa passa de 2 a 4 horas por dia na frente de um smartphone ou tablet com a postura inadequada.

Essa postura tão comum no nosso dia a dia se transformou na vilã da saúde da coluna. Você sabia, por exemplo, que a cabeça em posição normal pesa 5 quilos? Quando inclinada, pode atingir até 15 quilos. Essa descoberta foi feita pelo cirurgião americano Kenneth Hansraj², que reproduziu a coluna humana em um modelo computadorizado, e publicou o estudo na revista científica Surgical Technology International.

Atitudes simples como trazer o aparelho celular até a altura dos olhos são fundamentais para prevenir lesões associadas à má postura.

Além do celular, é preciso evitar outros costumes que afetam a postura e podem causar dores. Carregar a bolsa sempre do mesmo lado, por exemplo, não é bom, já que o pescoço se desloca involuntariamente para o lado oposto para equilibrar o peso³. O movimento dos braços também é comprometido com o excesso de peso, ficando mais rígidos e tensos.

A prática de atividades físicas também exige atenção! Antes de começar o treino, na academia ou ao ar livre, o aquecimento é fundamental. É quando o corpo começa a sair do estado de “repouso” e se prepara para o início das atividades.

O fluxo sanguíneo para os músculos aumenta, a temperatura do corpo é elevada e, assim, os músculos se aquecem. Além de potencializar a produção de energia aeróbica, esse processo diminui muito as chances de lesões.4

Converse com um preparador físico e encontre o tipo de aquecimento ideal para a modalidade que pratica. Em geral, caminhada em ritmo acelerado é fácil e eficiente antes de iniciar o treino. Veja outros costumes e dicas para evitar dores musculares:

No trabalho

https://business.facebook.com/watch/?v=2223949220992478

No dia de faxina

https://business.facebook.com/watch/?v=2500007363560862

Se mesmo com esses cuidados a dor aparecer, conte com CataflamPro. Um medicamento tópico que alivia a dor, trata a inflamação e acelera a recuperação natural do corpo. Além de ser tão eficaz quanto comprimido*. Mas lembre-se de procurar um médico se persistirem os sintomas.

Fontes:

¹ SBOT. Uso de celular aumenta problemas ortopédicos. Disponível em: https://sbot.org.br/uso-de-celular-aumenta-problemas-ortopedicos/ Acesso em 01 Nov. 2019

² HANSRAJ, K.K. Assessment of stress in the cervical spine caused by posture and position of the head. Surg Technol Int. 2014; 25: 277-279.

³ PEREIRA, S.H.D., PERES, L.S. Alterações posturais da coluna vertebral e fatores associados em escolares de 12 a 15 anos de idade, na cidade de de Foz do Iguaçu. 2008. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_silvia_helena_dias_pereira.pdf Acesso em 01 Nov.2019

4 MORAES, G.C., GUIMARÃES, A.T.B., GOMES, A.R.S. Análise da prevalência de lesões em surfistas do litoral paraense. Acta Ortop Bras. 2013; 21(4): 213-218.

CATAFLAMPRO (DICLOFENACO DIETILAMÔNIO) (MS 1.0107.0328). SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Indicações: dores nas articulações, nas costas, dores musculares e tendinites. CHBR/CHVOLT/0027/19-NOV/19  
*Eficácia equivalente após 21 dias de uso de CataflamPRO Emulgel 4x ao dia vs Ibuprofeno 400mg 3x ao dia. Zacher J et al. Topical diclofenac Emulgel versus oral ibuprofen in the treatment of active osteoarthritis of the finger joints (Heberden’s and/or Bouchard’s nodes)