Você pode estar no melhor momento da festa com um cara que você acabou de conhecer ou, enfim, ter tido a chance de falar com aquele gato dos seus sonhos. Mas, se a conversa chega num ponto lento ou quase morto, você pode entrar em pânico sobre o que dizer e acabar pressionando a situação da forma erra. Respire fundo, acalme-se, e siga estas dicas úteis para puxar assunto.
Leia também:
10 mensagens que você nunca deveria enviar a um ficante
Como se dar bem com os amigos do namorado
5 mensagens que os homens costumam mandar e o que significam
Como puxar assunto e deixar a conversa fluir
1. Deixe perguntas em aberto. Esta técnica é essencial, independentemente de com quem você está falando e qual é o seu propósito. Uma questão em aberto vai exigir uma resposta mais elaborada, enquanto uma pergunta para um sim ou não é respondida com uma única palavra, morrendo assim rapidamente.
Encontrar maneiras de reformular as perguntas de respostas sim e não em questões abertas. Por exemplo, em vez de perguntar se ele gostou do filme, pergunte o que ele achou da fotografia ou da história. Você pode persuadir uma resposta com mais exposição, mencionando também seus próprios pensamentos sobre o tema.
2. Crie mais perguntas com base nas respostas recebidas. Preste muita atenção ao que ele diz. Algo que ele diz pode ser melhor elaborado, com mais riqueza de detalhe, para que ele conclua sua atual linha de pensamento.
Você pode prolongar a maioria das conversas, simplesmente dizendo: “isso parece interessante. Me conta mais?”. Ele pode até parar de falar sobre um tema se ele acha que pode aborrecê-la. A beleza de lhe pedir para refletir sobre o que ele propõe e troca de informação com você é o que mantém a conversa e, ao mesmo tempo, aumenta a confiança sobre sua capacidade de mantê-lo interessado.
3. Faça um elogio para soltá-lo. A maioria das pessoas apreciam um elogio quando parece verdadeiro. Se na sua frente ele parece estar tímido demais e desmotivado a conversar, provavelmente pode se animar com o gatilho que a confiança e um pouco de lisonja verdadeiros podem proporcionar.
Evite elogios excessivamente sedutores ou sugestivos. Os melhores cumprimentos devem fazê-lo se sentir melhor nas circunstâncias da situação como um todo. Por exemplo, tente algo como: “eu estou realmente contente que você está me fazendo companhia aqui. Eu acho que estaria entediada agora se não fosse por você.”
4. Fale sobre a localização. Se você precisa de um tópico para começar e você precisa rapidamente, dê uma olhada ao redor. Você provavelmente vai encontrar algo sobre o lugar onde estão ou observação para compartilhar.
Se você está em uma festa ou um evento social, fale sobre a música, a decoração, a comida, ou qualquer coisa relacionada ao evento em si. Se você estiver em um restaurante, fale sobre o ambiente, a comida, e se você já tinha comido lá antes.
5. Mencione o trabalho ou escola. Embora esses temas de nossas vidas possam ser desagradáveis, às vezes, quase todo mundo se sente confortável o suficiente para falar sobre seu trabalho ou vida acadêmica na frente de outras pessoas. Há uma sensação de comunidade entre vocês, que pode construir uma atmosfera de conforto e compreensão.
Resista ao impulso de reclamar muito. Tente criar uma atmosfera de camaradagem entre vocês dois, uma vez que todo mundo tem tensões no trabalho ou escol.
6. Pergunte sobre hobbies e interesses. Mesmo que o trabalho seja um tema de conversação fácil, hobbies e outros interesses provavelmente terão mais chance de envolver o gato. Depois de saber pelo quê ele é apaixonado, você pode continuar fazendo perguntas sobre isso e construir uma conversa.
7. Conte uma história bem-humorada. As pessoas gostam de histórias, especialmente aqueles de humor. Se você puder contar uma história que aconteceu há poucos minutos, não vai ter problema para quebrar o gelo quem está na frente de você.
Uma história antiga também pode ajudar, mas você terá que encontrar uma maneira de introduzi-la na conversa. Uma maneira é começar com: “isso me lembra uma vez quando …”
8. Fale sobre si mesma. Contar sobre você permite que ele saiba que você se sente confortável confiando nele. Isso, por sua vez, vai inspirá-lo a colocar um pouco de confiança em você, também. Quando a confiança mútua cresce, as paredes de bloqueio da conversa começam a desmoronar também.
Você não precisa ficar excessivamente íntima, mas pode falar sobre seus sonhos, sua família ou seus amigos, por exemplo.