A decisão de sair do emprego é sempre delicada, e é normal que o funcionário sinta-se embaraçado no momento de fazer o comunicado ao chefe. Porém, o modo como a conversa é conduzida é decisivo para garantir que as portas se mantenham abertas para futuras possibilidades e indicações.
Leia também:
Como montar um currículo notável em 6 passos
Dicas para o mercado de trabalho
Quais são as profissões em alta?
Segundo o especialista em Comunicação Verbal e Recursos Humanos Reinaldo Passadori, ter uma comunicação verbal afiada garante que o colaborador se desligue da empresa com boas relações. “A maior parte das pessoas não sabe o que dizer e de que maneira conduzir a conversa para não tornar a situação ainda mais difícil para ambos os lados”, afirma.
Boa comunicação
Reinaldo afirma que, para tornar a situação um pouco mais fácil de lidar, é importante já ter em mente tudo o que deseja falar. “É fundamental manter a postura e mostrar que está seguro da sua decisão”, pontua.
Agradecimento
O funcionário deve mostrar gratidão ao seu superior por todas as oportunidades oferecidas. “Agradeça pelos desafios propostos e aprendizados adquiridos na empresa”, orienta o especialista. “O colaborador deve explicar também os motivos que o levaram a deixar a empresa, que podem ser desde desafios maiores até uma melhor remuneração”, completa.
Agradeça as oportunidades oferecidas e coloque-se à disposição para futuras possibilidades (Thinkstock)
Futuras oportunidades
Apesar de o momento ser de afastamento, tenha em mente que novas possibilidades de negócios podem surgir futuramente. Por isso, procure sanar os desentendimentos antes de deixar a organização. “Sair com as portas abertas é sempre fundamental. Por mais que seu gestor não fale isso, tome a iniciativa e coloque-se à disposição para futuras propostas”, aconselha o profissional. “Além de ser lembrado pelo bom trabalho, as relações continuam sólidas, e novas indicações podem surgir”, complementa.
Antes de sair
Ao encerrar sua carreira na empresa, o profissional deve manter a ética e cumprir o aviso prévio. “É muito comum as pessoas se demitirem e logo no dia seguinte não aparecerem para trabalhar. Demonstre comprometimento com a empresa da qual está se despedindo. Além disso, evite falar mal de colegas ou sobre dinheiro. Mostre-se sempre um profissional maduro e respeitoso”, indica Reinaldo.