Quem já passou pela prova prática do Detran e está começando a encarar as ruas pode sentir medo de dirigir, principalmente quando o carona, ao invés de ajudar, só atrapalha. Alguns passageiros transmitem seu nervosismo de andar com alguém inexperiente, deixando o motorista ainda mais ansioso e inseguro. Para lidar com a situação e transformá-la em um aprendizado, é preciso muita conversa e compreensão de ambos os lados.
Leia também:
Como estacionar em vagas pequenas
7 hábitos que diminuem a vida útil do seu carro
O que fazer em casos de acidente de trânsito?
Instrutor credenciado pelo Detran, Davi dos Santos explica que o motorista experiente espera que o novato tenha as mesmas reações que ele teria, o que não acontece. É por isso que ele pisa no freio imaginário, puxa o freio de mão ou grita quando alguma coisa parece dar errado.
“Quem dirige tem o raciocínio rápido e nem pensa no que está fazendo, age no automático, enquanto quem está começando tem a reação lenta, pois precisa pensar em cada etapa”, explica. Pisa na embreagem, troca a marcha, solta a embreagem e acelera. “O pensamento não é firme, é cheio de dúvidas, e isso deixa o carona inquieto, mas não é motivo de estresse”.
Aprendendo a dirigir
De acordo com o profissional, uma boa conversa é capaz de mudar a situação. “O motorista deve explicar esses fatores ao carona e dizer que precisa de orientação, e não alguém que grite e perca a paciência quando ele está ao volante”, pondera. Dizer coisas como “você precisa me orientar e não deixar que eu faça tudo sozinho” ou “fale com antecedência para que eu possa me preparar para dar tempo de fazer” pode ajudar o outro a mudar de atitude.
O carona precisa ser paciente Crédito: Thinkstock
Nessa relação, o passageiro deve orientar os passos do motorista. Ele pode indicar a melhor hora de frear, mudar de faixa, dizer se está acelerando muito ou pouco, enfim, orientar cada execução até que o motorista pegue o jeito e adquira confiança. “Ao ser didático e passar a informação, o carona ajuda o motorista a se planejar. A viagem deixa de ser estressante e se torna um aprendizado”, finaliza o instrutor da Conduta Certa – Centro de treinamento para motoristas habilitados.





