Como puxar papo com o cara de quem estou a fim?

Você está interessada em um cara, mas não sabe muito bem como se aproximar e demonstrar que está a fim. Qual é a melhor forma de agir nessa situação?

Leia também:
10 mensagens de texto para puxar assunto com um paquera
9 fatos científicos que vão te ajudar na hora da paquera
Guia da conquista na balada

Segundo o psicólogo Frederico Mattos, especialista em relacionamentos, a abordagem depende muito do ambiente onde vocês estão e como se conheceram. Ainda assim, existem algumas premissas básicas que você pode seguir em praticamente todas as circunstâncias.

“O mais importante é demonstrar o interesse de forma natural e agradável. A verdadeira sedução é uma conexão entre duas vidas, então não se pode ter pressa para manifestar ou ocultar a atração”, defende o profissional.

Dicas práticas

Como fazer com que ele me enxergue “com outros olhos”?

Se vocês já convivem, mas o interesse surgiu agora, Frederico indica mudar seu posicionamento diante dele. “Amigos trocam confissões de um tipo. Já os paqueras, de outro”, afirma. É preciso, portanto, que você modifique seu comportamento social e também sua linguagem corporal. “Mostrar sua intenção de forma sutil também ajuda”, orienta o profissional.

Além disso, ele recomenda que você se distancie por um período “para que o encantamento surja e a pessoa se desacostume com a amizade” e, depois, ressurja de uma maneira mais provocativa.

Interesses em comum

Outro conselho do especialista é encontrar interesses em comum. Se o pretende for alguém da sua academia, curso ou roda de amigos, por exemplo, a aproximação será muito mais fácil. “A pauta já está na mesa, é só engatar uma conversa funcional”, aconselha. Tente algo como: “vi que você é bem interessado nesse ponto (pode ser algo sobre atividade física/nutrição ou matéria do curso, por exemplo)”, ou “estou com dificuldade em determinada tarefa, pode me dar uma mão?”.

Devo convidá-lo para sair?

“Sim”, incentiva Frederico. “Se vocês já convivem, isso pode demonstrar uma mudança no interesse”, nota.

Se não quiser ser direta, pode tentar algo como: “Adoraria conhecer tal lugar”, ou “Esse lugar é ótimo! Vamos juntos?.”

Principais segredos da sedução

Independente do local, Frederico frisa que a melhor maneira de seduzir alguém é demonstrando interesse e provocando na outra pessoa o melhor dela. “As pessoas se apaixonam por características bacanas que trazemos, aquilo que fazemos de melhor e mais virtuoso”, afirma, citando características como alto astral, leveza e companheirismo (isso é, apoiar o outro ao invés e tentar competir) como fundamentais para atrair alguém.

Além disso, você deve procurar agir de forma natural e autêntica, sem mudar sua personalidade, apenas tomando cuidado para não ser negativa, pois, na fase da sedução, isso pode pesar negativamente. “Evite conversas tensas, pesadas e de temas polêmicos ou problemáticos. As pessoas se apaixonam pela melhor versão de nós, então, é importante promover situações em que possa evidenciá-la”, recomenda.

Como saber se ele está a fim também?

Quando o interesse é mútuo, as conversas são mais incisivas e engraçadas. “E existe sempre um tom de proteção e tentativa de intimidade, como olho no olho, toque corporal ou um olhar de canto de olho que revela uma curiosidade a mais”, descreve o especialista.