Como ser menos ansiosa seguindo 7 dicas simples e libertadoras

por | jun 20, 2016 | Comportamento

Se você vive tensa, sem paciência para nada e, na maioria das vezes, só se acalma comendo mais do que deve, provavelmente, pode estar sofrendo de  ansiedade excessiva. Essa sensação, geralmente, apresenta sintomas físicos e psicológicos que acabam passando despercebidos e te deixam refém desse mal.

Quando não tratada, a ansiedade pode atrapalhar a sua rotina no trabalho, em casa e até afetar a sua saúde, causando insônia, tontura e outros problemas. Veja sete dicas para aprender a driblá-la.

Dicas para controlar a ansiedade

Mantenha uma dieta equilibrada

Aposte em alimentos fontes de carboidrato, vitaminas e triptofanos, pois aumentam a produção de serotonina e proporcionam bem-estar e relaxamento. Tente fracionar as refeições e comer nas horas certas. Isso faz com que os níveis de açúcar no sangue fiquem estáveis, evitando variações de humor.

Organize suas tarefas

Pessoas muito ansiosas têm dificuldades para se concentrar, pois querem fazer mil coisas ao mesmo tempo e, no fim, acabam não concluindo nenhuma. Faça uma agenda de tarefas diárias. Nela, coloque tudo o que você precisa fazer no dia e quais são os prazos, assim, você consegue resolver tudo o que precisa, sem se enrolar.

Invista no seu lazer

Sair para conversar com as amigas, programar uma viagem, ir ao salão, com certeza, vão te ajudar a relaxar e se sentir melhor. Além disso, técnicas relaxantes como ioga, para controlar a respiração, acupuntura e aromaterapia, podem ser fundamentais para que você aprenda a lidar com a ansiedade.

Tenha uma boa noite de sono

Tente dormir o tempo exato para conseguir repor suas energias. Quanto mais cansada você estiver, mais ansiosa vai ficar. Na hora de deitar, evite todas as distrações, como ver televisão ou ficar no celular.

Pratique exercício físico

Exercícios físicos produzem serotonina, substância que eleva a sensação de prazer e alivia a ansiedade. Investir em alongamentos ou em alguma modalidade de dança, por exemplo, pode ser ótimo para relaxar. A caminhada também é uma boa opção, principalmente para quem está começando.

Reflita sobre as causas da ansiedade

Se conhecer é fundamental para que você consiga tratar a raiz do problema. Busque sempre refletir sobre suas atitudes e em que você precisa melhorar. Esteja aberta a opiniões e, caso esteja encontrando dificuldades em se entender, procure pela ajuda de um especialista.  

Não se cobre tanto

A ansiedade, na maioria das vezes, surge do medo de errar ou de se frustrar com algo. Porém, é importante lembrar que se desesperar não evita que as coisas aconteçam. O ideal é que você compreenda que não há como controlar tudo e tente se cobrar menos. 

Seakalm é um medicamento natural contra o estresse, ansiedade e agitação. Não se irrite. Seakalm.