O término de um relacionamento, ainda que tenha sido breve, pode ser bastante doloroso. Tanto para quem termina, devido ao peso da culpa de dar o fora em alguém que a ama, como para o que recebe o não. Porém, escolhendo as palavras certas e o momento oportuno, você pode por um ponto final no namoro sem causar maiores danos para nenhum dos dois.
Leia mais:
Como superar a dor do fim de um relacionamento
Saiba o que não fazer após o fim do relacionamento
7 sinais de que você superou o fim do relacionamento
“Outro ponto importante, também, é tomar essa atitude quando se tem certeza de que quer terminar. Se estiver com os sentimentos confusos, espere e, se necessário, busque ajuda de um profissional”, recomenda a psicóloga Fernanda Mion, de São Paulo.
Dicas para terminar um namoro

Por mais que doa, é preciso dizer sempre a verdade. Esqueça aquela velha tática de dizer que o problema é você e não o parceiro. “Sinceridade para terminar um namoro é sempre uma qualidade. Aliás, esse é o ingrediente principal dentro de um relacionamento. Quem não busca uma união em que essa característica prevaleça? Devemos falar tudo o que quisermos, porém, desde que seja com cuidado. Existe sempre uma maneira mais delicada de se expressar”, diz a psicóloga.

Aliás, mostrar-se preocupada com os sentimentos do outro é fundamental para um término menos traumático. Se o seu objetivo é não magoá-lo, seja amiga dele nesse momento. “Explique as motivações que a levaram a terminar, de forma calma e assertiva. Procure construir uma relação de amizade, posteriormente. Agora, o vai que determinar a solidificação desse novo tipo de envolvimento é a vontade de ambos os lados de mantê-la”, ressalta.

Você também precisa cuidar de si mesma para não sair dessa relação com o coração partido por dar o fora em alguém que foi tão especial. Deixe o peso da culpa de lado e tome coragem para seguir em frente: “pense nos motivos que fizeram com que você tomasse a decisão de romper o relacionamento e tente sempre reforçá-los internamente. Se estes sentimentos foram fortes o suficiente para que você fizesse essa opção, não há porque sentir-se culpada”, finaliza Mion.





