Além dela, a mãe da criança com quem Jennifer não trocou de lugar durante a confusão em voo também se manifestou sobre ataques por parte de quem crê que ela filmou a cena
Na edição do último domingo (8) do “Fantástico”, as três protagonistas da recente confusão envolvendo troca de lugar em um voo se abriram sobre a situação. Além de Jennifer Castro, que aparece no vídeo viral e já havia dado declarações anteriormente, a reportagem também consultou Aline Rizzo e Eluciana Cardoso, mãe da criança que foi centro da polêmica e a autora do vídeo, respectivamente. Veja abaixo o que elas disseram:
Envolvidas em confusão com troca de lugar em voo se manifestam
Recentemente no “Fantástico”, as outras duas envolvidas na história do vídeo viral sobre uma mulher que não quis trocar de lugar com uma criança em um voo se manifestaram na televisão pela primeira vez. Aline Rizzo, mãe do menino de quatro anos, explicou a versão dela da história, enquanto a autora do vídeo, Eluciana Cardoso, lamentou a atitude que teve, algo que considera “perda de controle emocional”.
Mãe da criança da confusão em voo desabafa
Aline Rizzo viajava com sete pessoas no voo em questão, que ia do Galeão, no Rio de Janeiro, a Confins, em Belo Horizonte. Entre essas pessoas, estava com os três filhos, entre os quais um é uma pessoa com deficiência e usa cadeira de rodas. Segundo ela, tudo se desenrolou enquanto ela acomodava o filho cadeirante e o mais novo, de 4 anos, foi se sentar com a avó.
Na ocasião, o caçula acabou se sentando no lugar de Jennifer, que aparece no vídeo viral. Ao se deparar com o menino, ela informou que aquela era a poltrona dela, e Aline prontamente realocou o filho, o levando para o lugar correto, na mesma fileira. Em seu depoimento, Aline esclareceu que não foi ela quem gravou a situação, e lamentou o fato de estar sendo apontada como se fosse.
“Eu não me direcionei a ela, não xinguei, não ofendi, não gravei. Foi outra passageira. […] Eu estou sendo odiada, atacada, ameaçada, xingada… Minha família, meus filhos. [Dizem] ‘Que mãe ridícula’, ‘É por isso que as crianças viram bandidos’, ‘A mãe acha que ele é o Simba, filho do Rei Leão’. E você ter que ouvir aquilo calada porque a pessoa que sofreu a agressão no momento não nega que foi a mãe”, disse ela, se referindo à falta de esclarecimento de Jennifer sobre quem gravou o vídeo.
Mulher que gravou confusão em voo lamenta a própria atitude e se justifica
Eluciana Cardoso, autora do vídeo, afirmou na reportagem que se revoltou com a atitude de Jennifer. Segundo ela e outra passageira, tudo começou quando Eluciana viu a situação se desenrolar e resolveu intervir, pedindo que Jennifer cedesse o lugar para a criança.
“Eu levantei e fui lá, abordei a Jennifer com toda educação, não fui grossa com ela na abordagem que não está gravada. ‘Tem pessoas que estão oferecendo para trocar, você poderia trocar? O pessoal aqui de trás está oferecendo’”, explicou ela que, segundo Jennifer, insistiu, questionando-a sobre o porquê de não querer trocar. “Aí eu novamente perguntei para ela: ‘Você não tem compaixão com a situação que você está vendo?’”, disse.
No vídeo em questão, Eluciana chegou a dizer que a atitude de Jennifer era “repugnante”. “No século 21 a pessoa não tem empatia com uma criança”, disse ela nas imagens que viralizaram – e, no “Fantástico”, ela detalhou o momento em que decidiu gravar.
“Tirei o telefone e comecei a filmar ela. Naquele momento eu perdi totalmente meu controle. Parecia que eu estava saindo do meu corpo. Fiquei com taquicardia, as minhas mãos… Pela indiferença [dela]”, declarou ela, que posteriormente enviou o vídeo à filha de 23 anos, Marianna. A jovem foi a responsável por publicar o registro que, segundo ela, tinha uma edição no rosto de Jennifer que não foi ao ar como deveria.
Por fim, Eluciana fez uma série de pedidos de desculpas. “Meu erro foi aí, eu ter perdido meu controle emocional. Eu, que sou uma pessoa sempre centrada… Peço desculpas para a Jennifer, para a Aline, para a família, para minha filha… E peço desculpas para mim por eu achar que eu tinha sido forte naquele momento, e não fui. Poderia ter evitado”, disse.
Jennifer volta a comentar a situação
Na reportagem, Jennifer voltou a se manifestar sobre o caso. Ela declarou, na ocasião, que também é mãe e que ainda não está lidando bem com a recente fama. “Não tinha por que eu trocar, só por conta de uma criança? Ele ia chorar o voo inteiro e ok, eu ia continuar escutando música e ia dormir. Eu tenho uma filha e não ia deixar ela fazer isso. É um aprendizado para ela. Não é não”, disse.
Na sequência, ela descreveu o que sentiu no momento e se dirigiu a Aline, mãe da criança. “A pressão que eu senti… Eu estava sozinha, veio uma pessoa me afrontar, querer brigar.
Queria pedir desculpas para ela [Aline], porque eu não queria que ela tivesse passando por isso, eu também não queria ter passado pelo que passei”, disse Jennifer, que está, atualmente, movendo um processo contra Eluciana pela filmagem.