Dar carona ajuda a todos de maneira sustentável e divertida

Uma medida supersimples e para lá de divertida não deve ser esquecida na hora de pensar em melhorar o trânsito: a carona. A explicação é simples! Se na estrada existem cinco carros, cada um abrigando apenas o condutor, o fluxo de veículos é muito maior do que se as cinco pessoas estivessem dentro do mesmo automóvel. Por isso, praticá-la pode desafogar as vias cada vez mais congestionadas das grandes cidades e evitar o caos e o estresse das motoristas, além de fazer chegar mais rápido ao destino, gastar menos combustível e, consequentemente, proteger o meio ambiente. Pode ser uma ótima solução principalmente agora em dezembro, que o trânsito nas grandes cidades cresce muito por conta das compras e festas de fim de ano.

Parece até que só existem vantagens. E é verdade! Foi o que descobriu a bióloga Ana Beatriz Carollo Lima durante as viagens com colegas de faculdade. “O trajeto fica bem mais rápido e prazeroso com pessoas para conversar, alguns contam histórias que me divertem muito. É tão legal que tem gente que já viajou comigo mais de uma vez e às vezes nos encontramos novamente para mais uma carona”, diz a motorista que mora em Campinas (SP), ao contar que combina alguns dos encontros através do site UniCaronas ( www.unicaronas.com.br), uma iniciativa de alunos da Unicamp para fazer o elo entre universitários de todo o Brasil que vão viajar ou fazem um certo percurso periodicamente.

Existem outros diversos sites que oferecem essa ajuda para promover a chamada carona solidária. Quem se cadastra anuncia o valor do rateio, horário de saída, entre outros detalhes, e espera o contato dos interessados. Com uma boa pesquisa é possível encontrar sites seguros como o que a Ana Beatriz usa. Contudo, para quem não quiser usar a rede para oferecer uma carona, não é tão difícil encontrar passageiros. É só procurar à sua volta, no trabalho ou na aula. Com certeza deve existir alguém que faça um trajeto parecido com o seu.

Confira dicas de quem já se aventurou:

Item 1: Segurança – Como já dissemos, com atenção é possível encontrar sites seguros que promovam as caronas. O UniCaronas, por exemplo, só permite cadastro de e-mails institucionais – no caso, as faculdades –, o que garante controle sobre quem usa o serviço. Se for organizar pessoalmente, dê preferência a pessoas indicadas por amigos.

Cumprir horários é essencial – A caroneira Ana Beatriz Carollo Lima garante. É preciso ter muito bom senso para não atrasar nem atrapalhar as pessoas que vão dividir o carro.

Definir quantidade de bagagem – Dependendo da distância do percurso os viajantes levam muitas malas. Combinar antes o quanto cada um pode carregar de bolsas pode garantir uma viagem mais tranquila para todos.

O que pode incomodar – “Alguns detalhes podem ser motivo de incômodo para algumas pessoas, como fumo, vidro aberto, ar-condicionado e até mesmo o estilo musical da playlist da viagem”, conta a bióloga. Assim como os outros itens, basta combinar antes com os colegas.