Deborah Blando abordou o tema com objetivo de dar visibilidade à condição e às necessidades de quem é afetado
Deborah Blando utilizou suas redes sociais na última terça-feira (26) para compartilhar um desabafo sobre sua convivência com a fibromialgia, uma condição reumatológica bastante comum no Brasil, que a acompanha desde os 19 anos.
A cantora descreveu os desafios diários enfrentados devido à síndrome, que causa dores crônicas em todo o corpo, além de sintomas como fadiga, insônia e alterações de humor.
Deborah Blando desabafa sobre fibromialgia
Deborah Blando usou uma foto em que estava deitada na cama devido às dores da fibromialgia, ilustrando como a condição impacta sua qualidade de vida. Isso porque ela afeta não apenas a saúde física, mas também emocional, sendo um obstáculo em sua carreira musical.
“Tenho muitas histórias de trabalhos que fiz com dor que vocês conhecem e nem imaginam”, desabafou ela na legenda.
Apesar das dificuldades, a cantora reforçou a importância de compartilhar sua experiência para conscientizar outras pessoas sobre a doença e incentivar quem enfrenta problemas semelhantes.
“Eu tinha vergonha de falar e vergonha de dizer que estava com dor. As pessoas não acreditam que você seja tão forte que consegue sorrir e trabalhar com dor ou prestar atenção e rir da piada do outro com dor (…) Eu vou deixar aqui um pedido. Não julgue nunca ninguém que diz que está com dor”, concluiu a artista.
O que é fibromialgia?
A fibromialgia é uma síndrome não inflamatória que afeta o sistema nervoso central (SNC). Há tratamento, mas não há cura.
De acordo com o Hospital Israelita Albert Einstein, ela faz com que o cérebro interprete os estímulos de forma mais intensa – o que aumenta a sensação de dor -, atingindo, atualmente, cerca de 6 milhões de brasileiros.