Descobrir propósito é caminho verdadeiro para ser feliz: consultora ensina em 5 passos

por | dez 23, 2018 | Comportamento

A virada do ano anuncia a chegada de um novo ciclo e, com ele, novas oportunidades de transformações e realizações. A aproximação de um novo ano muitas vezes nos leva a pensar no modo como vivemos o ano que finda e, junto com essas reflexões, há sempre uma pergunta implícita que ronda todas as outras: “Fui feliz?” Mas será que somos capazes de nomear essa felicidade? Como identificá-la ou, até mesmo, atingi-la?

Caminho do propósito, caminho pra ser feliz

ShutterStock

De acordo Vanise Perez, consultora do DeRose File Consulting, o caminho para ser feliz está atrelado a busca por um propósito. Esse propósito seria aquilo que faz seus olhos brilharem e te coloca em pé toda manhã com ânimo e disposição. Ela explica que o propósito é o que desperta sonhos e determinação para alcançá-los. Porém, quando no lugar do propósito existe um vazio, a sensação é de andar em círculos ou de estar “apenas vivendo”, esperando o tempo passar enquanto nada acontece.

Na falta de um caminho, conforme a consultora, as pessoas costumam se sentir um pouco perdidas, sem direção, à mercê das circunstâncias, assim como um barco sem rumo no mar que vai para onde a onda levar. Segundo Vanise, isso se dá por diversos fatores, como a falta de autoconhecimento, baixa autoestima, dificuldade em acreditar em si e falta de foco ou ainda o foco no outro.

Em busca do auto conhecimento

Segundo Vanise Perez, conquistar o autoconhecimento desenvolve uma capacidade enorme de fazer escolhas mais conscientes e acertadas, conectadas com o que a pessoa quer, de fato, sentir na vida. Fica mais natural enxergar o caminho que fará melhor para ela. Diante da importância de encontrar o seu propósito, a especialista reuniu algumas dicas para exercitar constantemente.

Como encontrar meu propósito?

iStock

Focar numa busca interna

Praticar meditação para permitir que a mente se clareie e alcance uma resposta.

Buscar seus valores

Procurar identificar o que é realmente importante para si, do que você não abre mão.

Buscar identificar também suas habilidades natas.

Uma pessoa criativa, comunicativa, que gosta de falar em público, de estar no centro das atenções e que se expressa bem, por exemplo, tem habilidades que poderiam direcioná-la a uma carreira artística ou de ensino.

Buscar se reconectar aos desejos de infância ou adolescência

Essas são épocas em que costumamos sonhar muito. Com o passar dos anos, a vida poda características importantes dessa fase que dizem muito sobre nós.

Conversar a respeito dessa busca

Falar com familiares e amigos que te conheçam bem e saibam suas principais qualidades e valores.

Em buca da felicidade